quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Projeto de fotolivro explora o nu feminino sem retoques

outubro 28, 2015 | por Resumo Fotográfico


A fotógrafa paulista Camila Cornelsen começou a idealizar o projeto X Real em 2012, a partir da necessidade de desenvolver um exercício do olhar e buscar uma identificação com o nu feminino, sem retoques e com mulheres reais. "Acredito que toda mulher tem sua beleza e só o que eu vejo em revistas é um padrão replicado."

Camila convidou uma amiga para posar e depois que o ensaio foi publicado, todos os outros foram realizados com pessoas que se candidataram. "Minha ideia é que qualquer mulher possa ser fotografada e por isso eu nunca criei um processo de seleção."

Desde 2013, foram quase 25 ensaios, feitos em sua maioria nas casas das candidatas ou alguma locação que lhes deixassem confortáveis. "Foi no decorrer desse trajeto que eu descobri que a minha busca era sobre esse conforto, e que o que atrai outras mulheres a acompanhar esse projeto é essa sensação de se sentir bem consigo mesma através das fotos".

"A cada casa que eu chego, e cada pessoa que para mim se despe, é um aprendizado. Aprendi sobre pele, sensibilidade, desejos e medos, segurança e seu cruel oposto também. Mas o que ficou claro é que a cada ensaio publicado um novo grupo de mulheres se identifica e se empodera, criando uma grande comunidade forte e feminina. E essa para mim é a grande beleza desse projeto."

O livro

O livro será impresso pela Ipsis, uma das gráficas mais renomadas no Brasil em publicações de arte e fotografia. O acabamento será em capa dura revestida com tecido, e um dos melhores papéis de seu catálogo. O livro terá 96 páginas e trará uma fina seleção das melhores fotos do projeto, além do material extra enviado pelas garotas indexados em imagens e QRCodes.


Saiba mais sobre o projeto e colabore: www.catarse.me/pt/xreal
Publicado em: