quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Galeria Lume exibe Alberto Ferreira na Casa Jaguar XE

outubro 29, 2015 | por Resumo Fotográfico

A Galeria Lume e a Casa Jaguar XE exibem 13 obras do fotógrafo brasileiro Alberto Ferreira, que retratam o Brasil dos anos 1950 a 1970: o Carnaval, o Rio de Janeiro e cenas do cotidiano da metrópole carioca.


Reconhecido mundialmente pela cobertura de eventos esportivos, Alberto Ferreira encontrava-se mergulhado no universo da fotografia documental, registrando detalhes dos locais por onde passou entre as décadas de 1950 e 1970. Para esta exposição, foram selecionadas fotografias de séries diferentes, entre as quais destacam-se Rio de Janeiro – com cenas corriqueiras da cidade, como um grupo de jovens trocando o pneu do carro, um homem arremessando um balde d'água em frente ao Morro do Castelo, garotas em traje de banho, entre outras. e Carnaval – em que o fotógrafo acompanha de perto os movimentos das mulatas sambando. Sobre esta última série, Paulo Kassab Jr., diretor cultural daLume, comenta: “A ginga, o povo, o sofrimento abafado pelo Carnaval e a alegria dos gestos resumem um pequeno retrato do Brasil.”.

Ícone na história do fotojornalismo brasileiro, Alberto Ferreira criou fotografias que carregam em si muito mais que a estética documental: a História do Brasil e de seu povo.



SERVIÇO

Exposição "Alberto Ferreira"
Abertura: 30 de sexta-feira de 2015, quinta-feira, das 19h às 22h
Período de exibição: de 29 de outubro a 1 de novembro de 2015
Horário: de 10h às 17h
Local: Casa Jaguar XE – Rua Canadá, 132, Jd. Europa – São Paulo, SP