quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Tutorial: Iluminação com 2 flashes siameses e céu azul

outubro 28, 2015 | por Daniel Marins

Ola meus queridos, me chamo Daniel Marins, sou fotógrafo carioca e professor de iluminação e tratamento de imagem.  Inauguro hoje meus artigos com dicas de fotografia no Resumo Fotográfico.

Vários alunos e colegas me perguntarem como fiz a iluminação do editorial “Blue”, se foi montagem, se foi só iluminação com flash dedicado e como consegui a profundidade de campo curta. Pra responder logo todos de uma vez decidi criar esse artigo falando sobre.


Para fazer as fotos desse trabalho eu usei uma técnica que gosto de chamar de “Flashes Siameses” que consiste em juntar dois flashes dedicados pela cabeça usando uma fita silver tape como vocês podem ver na imagem abaixo:


Tive que fazer isso para ganhar mais luz e conseguir competir com o sol das 14h no Rio de Janeiro e ainda usar um softlighter que diminui consideravelmente a luz dos flashinhos.



Pra conseguir esse céu azul e essa profundidade de campo curta não precisei fazer montagem no Photoshop como alguns alunos chutaram como resposta.

Usei um filtro polarizador da Hoya que deixou o céu mais azulado como da para ver na imagem abaixo:

Como esse filtro “come” 2  pontos de luz eu preferi abrir o diafragma do que aumentar o ISO. Para poder abrir mais ainda o diafragma usei o ISO 50 da Canon 5D mark II. Com isso consegui usar um diafragma de f/4 que numa câmera full frame usando uma 85mm já é o suficiente para criar um belo desfoque. Veja abaixo o esquema de luz da foto:


Espero que tenham gostado das dicas :)

Caso queira se aprofundar mais nas técnicas de Iluminação com Flash Dedicado eu tenho agenda para Workshops Iluminação Portátil para Novembro e Dezembro em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP): www.danielmarins.com.br/cursos

Obrigado pessoal! Até a próxima!