quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Sem Photoshop: Fotografia de 1902 é um dos exemplos mais antigos de manipulação de imagem

novembro 04, 2015 | por Pedro Nicoli



Quer ver um exemplo bem antigo de imagem manipulada? Essa imagem do General norte-americano Ulysses S. Grant em seu cavalo, em frente a um grande numero de soldados é na verdade uma montagem com 3 fotos. A foto, encontrada no catalogo da Galeria do Congresso americano, é atribuída ao fotógrafo Levin Corbin Handy, sobrinho (por casamento) do fotógrafo da guerra civil Matthew Brady. Handy trabalhou no final do seculo 19 e inicio do seculo 20 fazendo retratos e prestando serviços ao exercito americano.Essas são as fotos utilizadas para a montagem da imagem acima: A cabeça é de um retrato do general Grant de 1864, feita pelo fotografo Edgar Guy Fowx.



O cavalo e corpo do cavaleiro são de uma foto do major general Alexander M. McCook, de 1864.



E por ultimo, o fundo é de uma foto de 1864, dos prisioneiros Confederados capturados na batalha de Fisher's Hill, na Virginia. 



Handy herdou os negativos do renomado fotografo Mattew Brady após sua morte em 1896, e começou a licenciar seu uso em diversas publicações. Para atender a demanda por fotografias, ele começou a criar novas imagens que entortaram linha entre o real e imaginação. 

E assim ele criou essa bizarra imagem que nunca existiu, do General Grant posando em cima de um cavalo, com o corpo de outra pessoa. 

Fonte: PetaPixel