terça-feira, 10 de novembro de 2015

Revista Life divulga fotografias raras de Marilyn Monroe

novembro 10, 2015 | por Ligia

Em 1950, o fotógrafo Ed Clark recebeu um telefonema de um amigo que trabalhava na 20th Century Fox. O amigo estava delirante a respeito de um rosto novo com o qual o estúdio tinha assinado recentemente: Marilyn Monroe.



Poucas estrelas dos anos 50 foram tão convincentes e singulares, chegando a definir a época em que viveram enquanto criavam seus principais trabalhos. Marilyn Monroe foi uma destas estrelas.

De seus primeiros dias como atriz até o final de sua carreira – quando, contra sua vontade, havia sido lançada ao público como a derradeira deusa do sexo de Hollywood – Marilyn posou para os fotógrafos da revista Life. Nesta matéria, Life.com apresenta uma galeria de fotos – ainda inédita na revista – produzida pelo fotógrafo Ed Clark, do Tenesee, que possui o talento especial de capturar a essência das pessoas, sejam elas mundialmente famosas ou completamente anônimas. Seus retratos de Marilyn oferecem um raro vislumbre dos primórdios da carreira de um eventual ícone da cultura pop, quando uma jovem atriz vivia alegremente inconsciente do que viria com os próximos anos, e parecia apenas estar feliz por fazer parte da “cena” e ser notada.

Em uma entrevista de 1999, Clark descreve como, em 1950 ele recebeu uma ligação de um amigo da 20th Century Fox sobre uma “nova cocota” que o estúdio acabara de contratar: uma tal de Marylin Monroe.

“Ela era praticamente desconhecida, então pude gastar bastante tempo para fotografá-la”, recordou-se Clark. Afinal ela estava apenas iniciando sua carreira e ainda estava começando a ganhar alguma atenção: Três meses antes desta sessão de fotos ela havia aparecido como a namorada de um advogado corrupto em “The Asphalt Jungle” (conhecido no Brasil como “O segredo das Jóias) e dois meses depois ela teve um papel como aspirante à estrela em “All About Eve”(A Malvada, no Brasil).

Saíamos para Griffith Park (em Los Angeles) e ela lia poesia. Enviei muitos rolos de filme para a Life, em Nova York, mas eles telegrafaram perguntando: “Quem diabos é esta Marilyn Monroe?” (Três anos depois, Marilyn apareceu na capa da LIFE, na famosa foto de Clark onde posava com a co-estrela Jane Russel de Gentlemen Prefer Blondes - Os Homens Preferem as Loiras).

Por que a LIFE não publicou esta mina de ouro em fotos após Marilyn tornar-se uma grande estrela permanece um mistério. A única pista: Uma pequena nota sobre esta sessão de fotos nos arquivos da LIFE, dirigida a seu editor de fotos indicando que este trabalho de Clark foi um dos “mais elaborados, porém pobremente reproduzido”. Seja qual for a verdadeira razão de estas fotos nunca terem sido publicadas na LIFE, algo ficou absolutamente claro: aos 24 anos, quer o público cinéfilo tenha ou não percebido isso na época, em 1950, Marilyn Monroe já era algo especial.