segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sebastião Salgado propõe projeto para recuperar o Rio Doce

novembro 16, 2015 | por Resumo Fotográfico

Na última sexta-feira (13), a presidente Dilma Rousseff recebeu o fotógrafo Sebastião Salgado no Palácio da Alvorada para conversar sobre a viabilidade do projeto Olhos D´Água, que tem como meta a recuperação de todas as nascentes da bacia hidrográfica do Rio Doce.

"O Rio Doce é minha vida. Nasci e cresci nas suas margens, e acompanhei a degradação desse ecossistema. Eu estou dedicando uma parte da minha vida, a minha esposa está dedicando uma parte da vida dela, o conselho diretor do Instituto Terra está dedicando uma parte da vida deles para salvar o rio. Nós criamos uma instituição responsável e que está trabalhando na base, com as prefeituras e com os governos, e nós vamos recuperar o rio. Não tenho dúvida disso." - disse Salgado em entrevista ao G1.

Conduzido pelo Instituto Terra - organização civil sem fins lucrativos fundada em 1988 por iniciativa de Salgado e sua mulher, Lélia -, o projeto prevê a recuperação todas as nascentes e também de todas as matas ciliares do Vale. Além disso, o fotógrafo destaca a importância de impedir que ele receba mais detritos e mais resíduos.

O fotógrafo propõe que as empresas donas da Samarco, a BHP e a Vale, constituam um fundo com todos os recursos necessários para executar o projeto. Salgado estima que o custo da recuperação das nascentes fique em torno de 3 bilhões de Reais. A proposta levada à presidente, é que seja um fundo público-privado.