quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Sexta Livre: 'O olhar sensível e documental de Lita Cerqueira'

novembro 25, 2015 | por Resumo Fotográfico


Para celebrar o mês da consciência negra, o Ateliê da Imagem recebe na próxima Sexta Livre, dia 27 de novembro, às 19h30, Lita Cerqueira. A fotógrafa nasceu em Salvador (BA) e, a partir de 1973, com o nascimento do filho, resolve dedicar-se exclusivamente à fotografia. Seu olhar sensível voltou-se especialmente para a condição do homem negro brasileiro. Ao longo desses anos, vem registrando alguns dos principais artistas da Música Popular Brasileira, como Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, e publicando suas fotos em livros, revistas, capas e encartes de discos.

Fotógrafa autodidata, ela traduz, em sua obra, o cotidiano simples de anônimos, com cenas e retratos captados instantaneamente nas ruas. Participou de várias exposições no Brasil, bem como na França, Itália e Alemanha. Atualmente, alguns de seus trabalhos podem ser vistos no site Brazil On Line. Lita acaba de chegar da exposição de Veneza.

“As fotos de Lita Cerqueira são bem a resultante da sensibilidade de um olhar trabalhado na ânsia e na argúcia de um povo oprimido, mas altivo e paciente; ao lado da dimensão mágica dessa civilização em processo, a quarta dimensão na vida das nações inspiradas como o Brasil”. (Gilberto Gil).

SERVIÇO

Sexta Livre apresenta 'O olhar sensível e documental de Lita Cerqueira'
Data: 27 de novembro, 19h30
Entrada: Livre
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Avenida Pasteur, 453, Urca
Informações: (21) 2541-3314 | www.ateliedaimagem.com.br