quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Tutorial: Iluminação na água com flash e pôr do sol

Ola meus queridos, me chamo Daniel Marins, sou fotógrafo carioca e professor de iluminação e tratamento de imagem. Estarei aqui no Resumo Fotográfico postando dicas e macetes fotográficos.

Depois de muitas pessoas me perguntarem como fiz algumas fotos perto e dentro da água no ensaio Lady of the Seas como essa abaixo, irei mostrar fotos de making of e o esquema usado.


Pra começar, eu já tinha bolado essas fotos na água mas precisava proteger a câmera e o flash. Então comecei a estudar bolsas e caixas estanques que poderia usar. Vi que caixa estanque gastaria uma grana enorme… e quem me conhece sabe que sou bastante adepto a usar coisas alternativas, mais baratas e funcionais. Fui ver as bolsas estaques que tinha no mercado.

Encontrei 2 bolsas estanques bem baratas e que resolveriam o meu problema. Inicialmente já tinha imaginado deixar de lado a minha 5D mark II e usar uma Canon XSI com uma lente Canon EF 28mm f/2.8 que sem o GRIP que uso normalmente ela ficava do tamanho de uma câmera super-zoom.

Nas minhas andanças pelo Mercadolivre achei duas bolsas que seriam perfeitas para usar no flash e na câmera. Usei uma bolsa da Dartbag [foto abaixo, à esquerda] para o proteger a câmera e usei uma segunda bolsa genérica para proteger o flash (no lugar da lente eu coloquei a cabeça do flash).

  

Veja na foto abaixo como usei as bolsas:


Com esse esquema ai em cima eu fiz essa foto:



Mas pra fazer a foto da capa usei uma sombrinha difusora como mostra nessa foto de making of:




Resultando da foto de making of acima:


Espero ter respondido a todos e mostrado que com coisas simples da pra fazer fotos bem interessantes.

Caso queira se aprofundar mais nas técnicas de Iluminação com Flash Dedicado eu tenho agenda para Workshops Iluminação Portátil para Novembro e Dezembro em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP): www.danielmarins.com.br/cursos

Obrigado pessoal! Até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

6 comentários:

  1. Extremamente útil ! E que talento Daniel...continue postando,
    seu trabalho e dicas valem ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Amanda! Fico feliz que tenha gostado! :)

      Excluir
  2. eu tenho caixa estanque, mas nao possuo flash...o q vc acha de uma lanterna led aprova d agua?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola João, vc pode usar sim o led, mas em comparação com a potencia de um flash em 1/1 ele fica bem atras. tem uma bolsa da outex q da pra ligar um flash fora com um cabo olha aqui > http://www.outex.com/waterproof-camera-covers-products/

      Excluir
    2. Sim, conheço. Mas no meu caso tenho ja uma caixa estanque, pensei que com um flash 600ex rt daria pra usar sem transmissor em outra bolsa estanque como vc fez, pq nao cabe o transmissor dentro d caixa.

      Excluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil