terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Fotógrafo revela o recanto naturista de Montalivet, na França

dezembro 15, 2015 | por Ana Paula Lepsch

This is not a Map (Isso não é uma mapa) é uma coleção de mapas inúteis que celebra o encontro entre um fotógrafo e um lugar. “Montalivet” por Hervé Szydlowski vem para enriquecer esta coleção publicada pela Poetry Wanted, fundada em 2013 por Rémi Nöel.

33 imagens compõem a publicação em formato de folder

Ao mesmo tempo em que nos guia dentro do recinto naturista de Montalivet, na França, Hervé Szydlowski abole as sólidas fronteiras entre idades e gerações e neutraliza os cânones estéticos das quais História da Arte revela infinita e contraditória variações.

Szydlowski alcança a plenitude de um retorno filosófico para uma humanidade libertada de um peso imposto por uma sociedade civil e religiosa e, mais ainda, o culto a corpos jovens e saudáveis. O fotógrafo lança sobre os seres vivos um olhar atento que compreende a vida como uma praia de felicidade na qual ninguém tem o direito de impor mais ou menos limites de tolerância.

Nesses retratos de nus, há a ideia de um afresco da humanidade, com seus arquétipos e modelos. Você também pode perceber a fragilidade, o lado escuro da humanidade, a doença, a morte... 1 pense que chegamos a Montalivet em busca do paraíso perdido.

Nós somos assombrados por esse mito e essas fotos evocam esse imaginário. Esse Jardim do Éden também pode ser visto como um simulacro ou uma utopia considerando que a sociedade de consumo está nos atormentando com suas tentações e excessos.

Montalivet é a base do meu trabalho, com seus retratos da vida. Alguns dizem alto e claro, outros murmuram gentilmente: ninguém tem medo de morrer em Montalivet, e isso pode até ser uma coisa boa. Inferno e paraíso não chegam ali. É um lugar onde nós estamos enraizados no momento.