segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Getty Images lança galeria com os principais acontecimentos que marcaram o Brasil em 2015

dezembro 14, 2015 | por Resumo Fotográfico

A ação faz parte do Year in Focus, curadoria especializada das imagens de notícias e eventos determinantes que tiveram destaque neste ano

Manifestação na Praia de Ipanema em 11 de janeiro de 2015, no Rio de Janeiro (Mario Tama/Getty)

Líder mundial do segmento de comunicação visual, a Getty Images acaba de lançar seu Year in Focus 2015, curadoria especializada das imagens e vídeos das notícias e eventos determinantes do ano. A novidade é que o Brasil ganhou uma galeria exclusiva (disponível em http://gtty.im/1NlR90P), preparada pelos três fotógrafos que a empresa mantém no país: Matthew Stockman, Buda Mendes e Mario Tama.

“As imagens oferecem um vislumbre da vida de outros seres humanos, mas também paralisam, confrontam e fazem pensar”, afirma Jonathan Klein, cofundador e chairman da Getty Images, sobre a seleção internacional. Neste ano, os fotógrafos premiados da Getty Images cobriram mais de 130 mil eventos de notícias, esportes e entretenimento ao redor do globo. O Year in Focus registra o melhor do melhor, exibindo os momentos mais importantes de 2015 tanto no noticiário mundial quanto nas celebrações e obituários de arquivo.

Da compilação brasileira fazem parte acontecimentos como os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas, e a Regata Internacional de Vela, no Rio de Janeiro. Dentre os eventos de UFC que ocorreram no país, estão imagens da luta entre Wendell Oliveira e Darren Till, em Goiânia, e entre Ronda Rousey e Bethe Correia, no Rio de Janeiro. Futebol está presente com cliques do Brasileirão. Além disso, diversas imagens do Rio de Janeiro mostram desde a poluição na Guanabara até eventos esportivos preparatórios para os Jogos Olímpicos do próximo ano. Por fim, o registro de várias manifestações marcam o ano brasileiro, como os protestos de 15 de março e 16 de agosto contra a presidente, as declarações de apoio após os ataques no Charlie Hebdo, e um protesto sobre o rompimento da barragem em Mariana.

Na seleção internacional há imagens fortes da crise de migração europeia, dos ataques em Paris no início e fim de ano, do terremoto no Nepal e da explosão em Tianjin, na China. Momentos deslumbrantes desde o festival de cinema de Cannes, as semanas de moda internacionais e a Copa do Mundo de Rubgy são apresentados ao lado de imagens comoventes que recordam o bombardeio de Hiroshima e a fala de Martin Luther King Jr. na marcha dos direitos civis em Montgomery, no estado americano de Alabama. Para ver a curadoria completa com imagens de todo o mundo, acesso o site www.gettyimages.com/yif.