segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Top 10: Melhores fotógrafos de moda do mundo

dezembro 21, 2015 | por Ligia

O mundo da moda é sempre mutável e nunca permanece igual por um longo tempo. Por isso, acredita-se amplamente que a fotografia de moda é muito importante, uma vez que traduz todas as novidades criadas pelos designers de moda. Desfiles de moda nos mostram as últimas tendências que são apresentadas pelos ateliês de moda mais famosos, mas é impossível para todos os que se preocupam com a moda acompanhar todos os desfiles. A fotografia de moda permite saber o que está sendo mostrado nos desfiles e também o que acontece nos estúdios e ajuda a saber o que vestir. A fotografia de moda não é uma novidade, os fotógrafos especializados começaram a aparecer por volta de 1856, com o objetivo de incentivar as pessoas a se interessarem pelo mundo da moda. O primeiro fotógrafo do mundo especializado em fotografia de moda foi Adolphe Braun, um famoso artista francês que foi o primeiro a publicar um livro com 288 fotografias de moda. Os fotógrafos de moda fazem trabalhos para propagandas e revistas de moda e não trabalham sozinhos, pois há outras pessoas envolvidas no trabalho como os assistentes de fotografia, estilistas, designers, cabeleireiros, maquiadores e manicures. Vamos saber mais sobre os 10 melhores fotógrafos de moda do mundo, com base em sua fama e experiência.

10. Ellen von Unwerth – Alemanha

Ellen von Unwerth é modelo, fotógrafa e diretora de moda. Iniciou sua carreira como modelo, em frente às câmeras há 10 anos e em seguida mudou-se para trás das câmeras para trabalhar como diretora e fotógrafa. Ellen é especialista em fotografar moda, publicidade e editoriais. Seu trabalho pode ser encontrado nas revistas mais importantes de beleza e moda como a Vogue, Arena, The Face, Twill, Interview e Vanity Fair. Ela já ganhou vários prêmios, o primeiro foi em 1991 no Festival Internacional de Fotografia de Moda.


9. Rankin – Reino Unido

John Rankin Waddel, mais conhecido como Rankin, seu nome de trabalho. É amplamente conhecido como o nome britânico mais famoso na fotografia de moda. Ele é especialista em retratos de moda. Sua paixão pela fotografia o levou a abandonar o curso de contabilidade no início de sua vida. Ele iniciou, junto a Jefferson Hack, sua primeira revista “Dazed & Confused” logo após terminar a graduação. 



8. Kai Z Feng – China

Kai Z Feng é um fotógrafo chinês que está entre fotógrafos de moda mais famosos do mundo. Ele começou a trabalhar como designer gráfico com 18 anos, quando mudou-se para Londres. É especialista em retratos, moda comercial e fotografias editoriais, trabalhando com celebridades como Nicole Kidman, Jennifer Lopez e Katy Perry. Ele fotografa para as grandes revistas e marcas mundiais: Burberry, Hugo Boss, Bem Sherman, Aquascutum entre outras.


7. Peter Lindbergh – Alemanha

Peter Lindberg é um cineasta e fotógrafo alemão, muito conhecido por suas fotos em preto e branco. Ele começou a fotografar para a Vogue, em 1978, quando mudou-se para Paris. Seu trabalho foi publicado em grandes revistas como: Vanity Fair, Allure, Rolling Stone e The New Yorker. Peter Lindbergh publicou seu primeiro livro “10 Women by Peter Lindbergh” em 1996 e ganhou vários prêmios, como o “Award of Courage” amfAR em Nova Iorque, Estados Unidos, em 2014, “Fashion Layout of the Year” Lucie Awards, Nova Iorque, Estados Unidos, em 2010, entre outros.



6. Lindsay Adler – Estados Unidos

Lindsay Adler é uma retratista, fotógrafa de moda, educadora e autora. Seu trabalho pode ser encontrado na Fault,  nas revistas Fault, Zink Magazine, Bullett Magazine, Professional while being behind the camera Photographer, Popular Photography and Rangefinder Magazine. O primeiro livro de Lindsay Adler, “A Linked Photographers’ Guide to Online Marketing and Social Media”, foi publicado em 2010 e o Segundo, “Fashion Flair for Portrait and Wedding Photography”, é considerado um dos livros de fotografia  mais importantes e um dos 10 melhores livros da Amazon em 2011.



5. Russel James – Austrália

Russel James é um fotógrafo de moda e beleza cuja paixão pela fotografia o transformou de trabalhador de uma fábrica de latas de lixo em fotógrafo profissional famoso. Ele é reconhecido por suas fotos de celebridades, clicando como fotógrafo principal da Victória Secret. Tem seu trabalho publicado em muitas revistas importantes como: Vogue, Marie Claire, American Photo, GQ, W and Sports Illustrated. Ele recebeu vários prêmios, entre eles: Hasselblad Masters Award 2009 e Western Australian of The Year-Art and Culture em 2013.



4. Todd Anthony Tyler – Canadá

Todd Anthony Tyler é um dos fotógrafos de moda mundialmente mais famosos, especialmente na Ásia. Ele não é apenas fotógrafo de moda, é também, ator, escritor e diretor de arte. Iniciou sua carreira como modelo, o que permitiu que alcançasse sucesso por trás das câmeras. Todd Anthony Tyler possui seu estúdio próprio em Xangai, na China e por isso é muito conhecido na Ásia. Seu trabalho está publicado em várias revistas de moda, arte e beleza como: Elle China, Vogue China, L'Officiel and Harper’s Bazaar China. Tler também apareceu como juiz nos programas Asia’s Next Top Model e Fit for Fashion TV.



3. Mario Testino – Peru

Mario Testino é um fotógrafo peruano especializado em fotografar retratos e fotografia de moda para as marcas mais famosas, além de trabalhar com celebridades. Seu trabalho aparece em revistas importantes como: Vanity Fair e Vogue. Ele se tornou famoso e mundialmente reconhecido em 1997, quando a princesa Diana o escolheu para fotografá-la para a Vanity Fair. Ele ainda fotografou a Família Real Britânica tornando-o um dos artistas mais respeitados na fotografia em geral, não apenas na fotografia de moda.


2. Annie Leibovitz – Estados Unidos

Annie Leibovitz é uma das fotógrafas mais profissionais e criativas que se poderia encontrar não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo. Sua paixão pela beleza magnífica da natureza e tudo ao seu redor, incluindo a energia viva do lugar e a emoção da terra permite a ela capturar os retratos e fotografias de moda mais incríveis já vistos. Ela tem a capacidade de levar você, através da fotografia, para outros mundos imaginários. Ela iniciou sua carreira, quando ainda era estudante, em 1970, trabalhando para a revista Rolling Stone, e em 1983 começou a trabalhar na Vanity Fair. Ela recebeu vários prêmios como o International Center of Photography Lifetime Achievement Award, American Society of Magazine Editor’s first Creative Excellence Award, entre outros.



1. Emily Soto – Estados Unidos 

Emily Soto é uma fotógrafa de moda americana, conhecida por suas fotos criativas na fotografia de moda. Ela tenta ajudar outros fotógrafos de moda novatos neste ramo da fotografia através de diferentes oficinas, não apenas nos Estados Unidos, mas em outros lugares ao redor do mundo, como a Ásia, Europa e Austrália. Emily é ainda proprietária do FashioActions.com que ajuda a aumentar seus seguidores fotógrafos. Sua obra pode ser encontrada em vários sites famosos e nas principais revistas de moda como S Moda, Brides, Martha Stewart Weddings, Manhattan Weddings, Digital SLR Magazine, PopPhot.com, People.com, MTV.com, OKMagazine.com, DailyMail.co.uk, Eco Brides (Australia), FashionEditorials.com, Thrifty Hunter, entre outras.


Fonte: TopTeny