segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Ateliê da Imagem recebe palestra e workshop de Guy Veloso

janeiro 18, 2016 | por Resumo Fotográfico


Com 20 anos explorando o tema religiosidade popular brasileira, Guy Veloso vem ao Rio de Janeiro a convite do Ateliê da Imagem para participar da Sexta LIvre (palestra aberta) no dia 29 de janeiro de 2016, às 19h.

O fotógrafo apresentará novos trabalhos, em especial os desenvolvidos no Candomblé e Umbanda, em vídeos que revelam seu processo criativo e imagens inéditas do projeto “Penitentes”, exposto na 29ª Bienal de São Paulo, onde retrata cerimônias místicas, muitas delas ainda secretas no Brasil profundo.

A característica do trabalho de Guy Veloso é o envolvimento e a proximidade, onde ele tenta documentar “de dentro”, como alguém que efetivamente participa dos rituais, com o máximo de intimidade, o que deriva de uma longa pesquisa, negociação e, especialmente, tempo.

Além desta apresentação, o Ateliê da Imagem promove, sem seguida, o workshop “Fotografial documental: do poético ao prático” com o artista Guy Veloso em fevereiro nos dias 1, 2, 3 , 15 e 16 das 19h às 21h30 (inscrições abertas).

Guy Veloso vive e trabalha em Belém-PA. É fotógrafo desde 1989 com diversas publicações e mostras nacionais e internacionais. Em 2010, participou da 29a Bienal Internacional de São Paulo/2010. Foi curador-chefe de Fotografia Contemporânea Brasileira na XXIII Bienal Europalia Arts Festival, Bruxelas-Bélgica, 2011/12.

Trabalhos do artista fazem parte do acervo das seguintes instituções: Essex Collection of Art from Latin America (ESCALA), Colchester-Inglaterra; Coleção Nacional de Fotografia, Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Bilioteca Nacional, Rio de Janeiro; Museu da Fotografia de Curitiba; Banco de DadosItaú Cultural - Projeto Rumos, 1ª edição; MABE-Museu de Arte de Belém-PA; Coleção Joaquim Paiva/Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; MAR- Museu de Arte do Rio; MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo.

SERVIÇO

Sexta Livre: Guy Veloso apresenta “Religiosidade popular - novos trabalhos”
Data: dia 29 de janeiro, às 19h – aberto ao público
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural – Avenida Pasteur, 453, Urca
Informações: (21) 2541-3314 | www.ateliedaimagem.com.br