sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Facebook bloqueia o editor do Resumo Fotográfico (de novo)

Na tarde desta sexta-feira (22) o editor do Resumo Fotográfico, Cid Costa Neto, foi bloqueado no Facebook por compartilhar em nossa fanpage um link para o site Hypeness, que apresenta o trabalho do fotógrafo Hugo Fagundes.

O projeto intitulado "Inversão Oculta", foi realizada em um matadouro abandonado localizado em Limeira, no interior de São Paulo, e simular a fila de um abate animal, porém com personagens humanos. Nas imagens, é possível ver parte do seio feminino e nádegas expostas, o que pode ter sido o motivo do bloqueio de 30 dias.

Embora os Padrões da Comunidade do Facebook sejam rígidos em relação a nudez, segundo eles são permitidas "fotos de pinturas, esculturas e outras obras de arte que retratem figuras nuas" além de fazer exceção "quando a publicação do conteúdo se der por motivos educativos, humorísticos ou satíricos".

Bloqueios recorrentes

Não é a primeira vez que somos bloqueados por compartilhar conteúdo artístico que contém nudez. O primeiro bloqueio foi no final de 2013, quando publicamos de uma foto da série "Pan Azul", obra do artista brasileiro Gal Oppido e ficamos 24 horas sem poder atualizar a página. No ano passado, recebemos um bloqueio de três dias devido a publicação de um link para o ensaio "Garden of Memories", da fotógrafa Jenny Boot.

Desde o primeiro caso, seguimos pisando em ovos quando o assunto é nudez, mas acabamos vez ou outra tropeçando nesses bloqueios sem qualquer critério e com prazos absurdos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

1 comentários:

  1. O curioso, e ao mesmo tempo um tanto absurdo, é que quando se trata de fotos de animais mutilados, crianças mortas, acidentes, vítimas da violência urbana que nos assola todos os dias que são espelhadas quase que aos borbotões pelas redes sociais, não há essa censura, não há esse discurso hipócrita de que se trata de padrões da rede. Curioso isso!

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil