sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Facebook bloqueia o editor do Resumo Fotográfico (de novo)

janeiro 22, 2016 | por Resumo Fotográfico


Na tarde desta sexta-feira (22) o editor do Resumo Fotográfico, Cid Costa Neto, foi bloqueado no Facebook por compartilhar em nossa fanpage um link para o site Hypeness, que apresenta o trabalho do fotógrafo Hugo Fagundes.

O projeto intitulado "Inversão Oculta", foi realizada em um matadouro abandonado localizado em Limeira, no interior de São Paulo, e simular a fila de um abate animal, porém com personagens humanos. Nas imagens, é possível ver parte do seio feminino e nádegas expostas, o que pode ter sido o motivo do bloqueio de 30 dias.

Embora os Padrões da Comunidade do Facebook sejam rígidos em relação a nudez, segundo eles são permitidas "fotos de pinturas, esculturas e outras obras de arte que retratem figuras nuas" além de fazer exceção "quando a publicação do conteúdo se der por motivos educativos, humorísticos ou satíricos".

Bloqueios recorrentes

Não é a primeira vez que somos bloqueados por compartilhar conteúdo artístico que contém nudez. O primeiro bloqueio foi no final de 2013, quando publicamos de uma foto da série "Pan Azul", obra do artista brasileiro Gal Oppido e ficamos 24 horas sem poder atualizar a página. No ano passado, recebemos um bloqueio de três dias devido a publicação de um link para o ensaio "Garden of Memories", da fotógrafa Jenny Boot.

Desde o primeiro caso, seguimos pisando em ovos quando o assunto é nudez, mas acabamos vez ou outra tropeçando nesses bloqueios sem qualquer critério e com prazos absurdos.