terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Phase One lança câmera de médio formato de 100 MP

janeiro 05, 2016 | por Cesar Grossmann


A primeira câmera de 2016 já começa jogando pesado nos megapixels, com a Phase One lançando o XF 100MP Camera System.

O novíssimo sensor CMOS de médio formato 645 (6x4,5 cm) tem 16 bits de cores, com 15 stops de espaço dinâmico, tempo máximo de exposição de 60 minutos com 100 MP, um espaço de ISO de 50 a 12.800, e um disparador eletrônico de primeira cortina para reduzir as vibrações dentro da câmera.

Tudo isto é o resultado da parceria entre a Phase One e a Sony, para criar uma câmera de médio formato e full frame, uma atualização do sistema CMOS de 50 MP.

Mas como é que se parece uma foto de alta resolução desta câmera? Se você tiver uma boa conexão de internet, clique aqui para baixar um exemplo em formato TIFF, mas fique preparado, cada foto gera um arquivo de 701 MB. Prever de antemão o tamanho do arquivo pode ser um problema, a Phase One criou um novo formato de arquivo o “IIQ L 16bit”.

Tanta funcionalidade não vem de graça, um sistema com lente custa cerca de US$50.000 (aproximadamente R$203.000,00 na cotação de 05/01/16). Com sorte, vem com uma garantia de 5 anos.

O vice-presidente Niels V. Knudsen afirmou “Com o XF 100MP Camera System, todo o trabalho que temos feito finalmente está unido em um sistema. Qualidade máxima de imagem combinada com a liberdade criativa máxima.”

A reação na internet está dividida, alguns excitados com o sensor CMOS de 16 bits de cores, mas outros, como o usuário de Reddit CarVac, lamentando o preço, “é sempre bom ter opções quando você não consegue decidir se quer comprar uma câmera, um Tesla Model S (sedan elétrico), ou uma casa de cinco cômodos em algum lugar nos EEUU”.

E aí, o que você acha? O custo vale a pena pelas especificações? Tem gente que já está planejando alugar uma destas (sim, por que comprar...).

Fonte: Bokeh/DigitalRev