quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

6º Festival de Fotografia de Tiradentes aposta nos fotolivros

fevereiro 11, 2016 | por Resumo Fotográfico

Livraria Madalena durante o 5º Festival de Fotografia de Tiradentes (Foto: Nereu JR)

O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta chega à sua sexta edição e traz uma programação consistente e diversificada. Entre os dias 9 e 13 de março, a histórica cidade mineira receberá artistas e curadores para discutir a fotografia contemporânea e a expressão desta arte. Consolidado como um dos festivais nacionais mais importantes para a fotografia autoral brasileira, este ano, exposições, workshops, palestras, debates, lançamentos de livros, projeções noturnas e atividades educativas sobre a temática visam destacar a comunicação da fotografia por meio dos livros.

Cerca de oito mil pessoas são esperadas ao longo dos cinco dias de evento. A programação é voltada também para a comunidade local de Tiradentes, que tem a oportunidade de participar do compartilhamento de experiências. De acordo com o curador do festival, Eugênio Sávio, profissionais de renome nacional e internacional, com produção artística representativa no cenário da fotografia, participarão das atividades. “Comemoramos a sexta edição fomentando a beleza desta arte à sociedade. Levaremos atividades que ampliem o conhecimento dos participantes de forma interativa e colaborativa”, explicou.

Entre os destaques da programação estão as exposições colaborativas realizadas por meio de convocatórias públicas. Para seleção de títulos da Mostra de Fotolivros , o festival recebeu 100 livros, sendo 91 de diversos estados brasileiros e outros nove da Argentina e do Chile. Os curadores escolheram 30 publicações para exibição no evento. Depois, os livros serão incorporados à Biblioteca Foto em Pauta que ficará disponível para consulta na Casa de Cultura UFMG / Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, em Tiradentes.

Para a realização da exposição “Ritos e Rituais”, o festival recebeu 1.872 fotos de 424 autores, com inscrições de 108 cidades de 24 estados brasileiros, além de obras vindas da Venezuela e da Irlanda. A equipe da curadoria, composta por Juan Esteves, Madu Dorella e João Marcos Rosa aumentou o número de trabalhos que serão expostos e selecionou 61 fotografias que abordaram a temática com originalidade.

Além das mostras, cerca de 30 artistas foram convidados para ministrar 14 palestras gratuitas e 13 workshops que já estão com chamadas abertas para inscrição antecipada pelo site www.fotoempauta.com.br/festival2016/workshosp. Os cursos de qualificação visam estimular a produção criativa com a fotografia em diferentes possibilidades e explorar a fotografia na arte contemporânea e na capacidade crítica de criar novos mundos.

Em breve será divulgada a programação completa no site www.fotoempauta.com.br/festival2016.