segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Nikon anuncia novas lentes AF-P 18-55mm com motor de passo e atualizações de firmwares

Em concorrência às lentes Canon STM (Smooth Transitions for Motion), a Nikon anunciou em janeiro de 2016 as primeiras lentes Nikkor AF-P. Tratam-se das lentes de entrada 18-55mm f/3.5-5.6G com e sem VR (Vibration Reduction). A novidade aqui está no "P", de "AF-P", indicando a adoção de um motor de passo.

Novas Nikkor AF-P 18-55mm

Motor de passo é um tipo de motor elétrico usado quando algo tem que ser posicionado muito precisamente ou rotacionado em um ângulo exato. Neste tipo de motor a rotação do balancete é controlado por uma série de campos eletromagnéticos que são ativados e desativados eletronicamente.  De acordo com a Nikon, a adoção do motor acelerou o processo de auto-foco (AF) por fase em até 10 vezes e AF por contraste em até 3,5 vezes, com redução de 25% de seu ruído de operação.

Lente Nikkor AF-P 18-55mm f/3.5-5.6 G com VR

As lentes são para sensores cropados (DX) e o corpo da objetiva AF-P DX NIKKOR 18–55mm f/3.5–5.6G VR pesa 205 g, enquanto a AF-P DX NIKKOR 18–55mm f/3.5–5.6G pesa 195 g. Ambas podem ser retraídas quando não estão em uso, reduzindo o tamanho da lente.

Os valores de lançamento no Reino Unido são £199,99 para o modelo com VR e £149,99 para a versão sem VR.

Atualização de firmwares

Para as novas lentes serem reconhecidas corretamente nas câmeras digitais, a Nikon está atualizando vários firmwares. A versão para os modelos está abaixo descrita, bem como o link para download e descrição dos procedimentos para instalação. Obs.: mesmo que não se pretenda utilizar a nova lente, recomenda-se fazer a atualização, pois o novo firmware também otimiza outros detalhes operacionais do funcionamento das câmeras.
Os modelos D7100 e D7200 ainda não receberam a atualização de firmware incluindo o reconhecimento para as novas lentes AF-P, mas a D7100 possui atualizações importantes de setembro de 2015:

    COMUNICAR ERRO

    18 comentários:

    1. Olá Wendley! Finalmente alguém explicando sobre essa lente AF-P! Comprei, por engano, uma Nikon D5300 com essa lente. Poderia me explicar qual a diferença fundamental entre ela e a AF-S? Sou uma iniciante, qual a lente mais indicada para mim? Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Ana. Entre a AF-S e AF-P, o que muda é apenas o motor, sendo mais silencioso e moderno no AF-P. Para iniciante, qualquer uma dessas lentes irá satisfazer a maioria das situações. Um range focal de 18-55mm (a do kit) também deve ser suficiente no início. Abs.

        Excluir
      2. Estou com a mesma dúvida. D5300 com essa nova lente e tendo dificuldade para focar. Alguém aí descobriu como faz sem esse botão?

        Excluir
    2. Oi, Wendley! Comprei uma Nikon D3300 e ela veio com essa lente AF-P DX VR do kit. Minha dúvida é: essa lente não tem os botões liga/desliga do autofoco (AM) e da redução de ruído (VR), essas funções podem ser ativadas diretamente pelo menu da câmera? Esses recursos que existiam na AF-S foram retirados nessa nova versão?
      Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bom dia, Ana a sua dúvida é a mesma que a minha.

        Excluir
    3. Pois é, Essa pergunta da Ana sobre os botões de AUTOFOCO e VR, aconteceu o mesmo comigo. E esse motor de passo seria o mesmo motor de foco. OU ela não vem com motor de foco?

      ResponderExcluir
    4. Então queria entender. Ela tem motor de foco? E sobre a ausencia dos botões LIGA/DESLIGA AUTOFOCO....e da redução de ruído? E ainda sobre esse motor de passo, ele substitui o motor de foco? Em todo lugar q pesquisei só aparece essa notícia copiada da NIKKON mas nada mais prático. Por favor me ajude

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. estou com a mesma duvida,comprei uma d 3300,quando eu vi que era essa lente,pensei que fosse falsificada,mas agora pesquisando, ja vi que ela e melhor,isso e bom,mas a minha nao da o auto foco

        Excluir
    5. Bom dia Wendley! Eu comprei recentemente uma camera Nikon e ela veio com essa lente, esses dias fui atrás de comprar um quebra sol para essa lente e não encontrei. As vendedoras me informaram que ainda não tem quebra sol para essa lente, é verdade?
      Se tem, aonde consigo comprar?
      Obrigado

      ResponderExcluir
    6. Salvo engano, o que dimensiona o para-sol seria o mm da lente, sendo ela 18-55mm, todo para-sol para essas especificações seria compativel, certo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O para sol dela é o HB-N106, o parasol da AF-S não serve nela, o tamanho é outro infelizmente.

        Excluir
    7. comprei essa lente e estou usando uma D90.
      Como faço o foco?

      ResponderExcluir
    8. Olá! Adorei o post. Sou iniciante e comprei uma D5300 com essa lente, porém estou com muita dificuldade para focar. Sera que é melhor trocar a lente por uma que tenha o botão de autofoco? Como faço para usar o autofoco com essa lente?

      ResponderExcluir
    9. Olá, comprei uma nikon 3300 com uma lente 18-55mm dx af-p e queria usar com uma d5000 que já tinha mas não consigo, alguem pode confirmar que se é incompativel ou estou a fazer algo errado

      ResponderExcluir
    10. Sei que o post já tem um tempo mas vi que tem muita gente com a mesma dúvida (que eu também tive) e sem resposta, as duas lentes AF-S e AF-P são iguais em termos de funcionamento e funcionalidade, as diferenças são sutis, a P é a mais moderna e é muito mais rápida no foco e silenciosa, o que ajuda muito quem pretende filmar pois a S faz barulho e o som sai no vídeo, procurem no youtube que tem comparativo, a lente P não tem os botões e as opções de VR e AF são controladas no menu da câmera, isso é assim principalmente pelo fato das novas câmeras estarem saindo com touch-screen, mas as funções são idênticas

      ResponderExcluir
    11. Respostas
      1. Veja se não há uma atualização de firmware para sua camera, o foco manual estava desabilitado na minha e só funcionava o automático, o anel de foco manual dela na verdade controla o software, não é mecânico.

        Excluir
    12. Boa noite. Qual o diâmetro dessa lente em mm?
      Não é o mesmo da AF? Por que o parasol da AF não serve nela ?