quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Nikon teria utilizado fotografias feitas com câmeras Canon na divulgação de seu estande na Photokina

fevereiro 04, 2016 | por Ligia

Na última terça-feira (2), o fotógrafo Neil Ta publicou um artigo no blog Peta Pixel no mínimo polêmico. Segundo ele, a Nikon teria usado fotografias feitas com câmeras Canon em seu estande na Photokina e sem autorização de seus autores.


Como todo fotógrafo sabe, a Photokina é um dos eventos mais famosos na comunidade. É onde todos os fabricantes de câmeras e acessórios vão mostrar seus produtos mais novos. Em 2014 um amigo percebeu uma coisa muito interessante entre os websites e blogs que promoviam a Nikon na Photokina daquele ano.

Fotos tiradas do alto de prédios estavam sendo utilizadas para promover seu estande, que era para ser uma caixa de luz maciça interativa – algo que realmente estava surpreendendo os participantes. O que realmente chamou minha atenção foram as imagens que utilizaram na promoção.

Fotografia #1

Quase sem duvidas, uma das fotos mais importantes entre as imagens pertencia a um amigo, Ronnie Yip. Por ironia, Ronnie é notadamente um fotógrafo que trabalha com Canon. E de acordo com Ronnie, ele não havia autorizado esta imagem para usos em maquetes, promoções ou exposições no Photokina.


Fotografia #2

Agora é onde as coisas ficam um pouco obscuras para mim. Eu fotografava com Canon naquela época e, além disso, esta foto, além de algumas outras entre as imagens da Nikon pareciam-se estranhamente com trabalhos meus. Fui um entre vários fotógrafos que fotografou com uma mesma perspectiva, no mesmo cruzamento, então, devo reconhecer que a imagem pode não ser de fato minha. Dito isto, no momento em que a Nikon utilizou esta imagem, havia ao menos cinco outros colegas fotógrafos tirando esta foto, todos parte do meu círculo de amigos.


O que fizemos em seguida

Eu tinha alguns amigos que participaram do Photokina naquele ano, assim, esperamos até o evento acontecer para ver se as imagens seriam utilizadas na caixa de luz durante o evento. Mas não foram.

De fato, contatamos a Nikon para tentar obter alguma explicação dobre o que ocorreu com esta promoção em particular, e por que as fotos de Ronnie haviam sio utilizadas, sem que ele fosse avisado ou indenizado por elas. Além disso, estávamos curiosos para saber como eles haviam conseguido as outras imagens. Eu enviei um e-mail para eles em 09 de dezembro de 2014.

A empresa respondeu no dia 16 de dezembro, dizendo que eles iriam investigar e nos dariam uma resposta. Isto nunca aconteceu, apesar de eu ter enviado outros e-mails em 6 de janeiros de 2015 e 17 de abril de 2015.

Tanto eu como Ronnie já havíamos lidado com a utilização não autorizada de imagens nossas no passado, e fomos muito bem sucedidos com a resolução do problema – ainda que o criminoso tenha sido um pequeno negócio, assim é possível imaginar nossa frustração quando não tivemos a resposta que nos prometeram.

Por que falar nisso agora?

Honestamente, com todas as notícias da Nikon cometendo um erro premiando uma imagem obviamente manipulada no Photoshop em um concurso recente e posteriormente, desculpando-se por isso, só me faz lembrar que o nosso problema com a Nikon continua não resolvido. Nós nunca fomos informados sobre como as imagens foram obtidas e estão em vários sites e mídias sociais da Nikon, e Ronnie nunca recebeu um pedido de desculpas - e muito menos uma compensação - por sua imagem que está sendo utilizada. Ronnie não foi atrás disso por imaginar que ninguém se importaria e que a Nikon deixaria isto de lado.

Nikon: se você pode pedir desculpas à comunidade pelo contratempo no seu concurso, com certeza você poderia nos dizer o que houve de errado nesta promoção para o Photokina. Para uma empresa tão grande, nós imaginamos que você deveria ser mais responsável por suas ações. O que eu e Ronnie gostaríamos agora é de uma explicação.

Sobre o autor: Neil Ta é um fotógrafo profissional em tempo integral que vive em Toronto. Seu objetivo como fotógrafo é se conectar com pessoas através do humor, alegria e de uma atitude leve, enquanto captura imagens vivas e atemporais. Você pode encontrar mais de seu trabalho em seu site. Twitter, Facebook e Instagram.

Fonte: PetaPixel