quarta-feira, 16 de março de 2016

Brasília recebe a exposição “Mundo, imagem, mundo”

março 16, 2016 | por Resumo Fotográfico

A imagem e a construção de realidades: exposição internacional explora a influência da fotografia na formação das múltiplas visões de mundo e o seu impacto nas relações humanas

Claude Rouyer

Estreia nesta quinta-feira (17), no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça do Tribunal de Contas da União, em Brasília, a exposição “Mundo, imagem, mundo”. A mostra reúne cerca de 80 obras fotográficas impressas e 6 vídeos de 18 artistas de 12 países diferentes, com o objetivo de explorar as influências da fotografia na formação de visões de mundo e o impacto que isso causa nas relações humanas. O conjunto de obras apresentado em Brasília faz parte dos trabalhos selecionados a partir de convocatória pública empreendida em 2015 pelo Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH).

O projeto foi criado pelos artistas visuais Bruno Vilela e Guilherme Cunha que, nessa exposição, colocam em prática a ideia de debater vários olhares pelo mundo sobre assuntos que afetam à todos nós. “Nos trabalhos são investigados os diversos mundos que coexistem se sobrepõem e se tencionam em diferentes contextos sociais e históricos”, afirma Bruno Vilela. “As obras representam diferentes visões de mundo e visões sobre o mundo. A potência de muitas das imagens reside na forma como evidenciam o impacto e até mesmo uma certa fragilidade das estruturas de controle e poder vigentes, dissolvem barreiras ou discutem a apropriação de valores culturais e históricos, levantando questões e reflexões sobre a organização das sociedades – obras em que a poética da imagem converge com o pensamento político, sem serem panfletárias”, completa Guilherme Cunha.

SERVIÇO

Exposição “Mundo, Imagem, Mundo”
Abertura: 17 de março de 2016, às 19 horas
Visitação: de 18 de março a 18 de Junho
Horários: de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 19 horas e aos sábados, das 14 às 18 horas.
Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça | Tribunal de Contas da União (Setor de Administração Federal Sul – SAFS Quadra 4, Lote 1 - Brasília/DF)
As visitas podem ser agendadas pelo telefone (61) 3316-5221.