segunda-feira, 16 de maio de 2016

Fotógrafos e produtores publicam carta de repúdio ao fim do Ministério da Cultura

maio 16, 2016 | por Resumo Fotográfico

No último sábado (14), durante o FestFoto - Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, um grupo de fotógrafos e produtores se reuniu para se manifestar contra a extinção do Ministério da Cultura por parte do governo interino.

No último dia da nona edição do FestFoto foi publicada através da página no Facebook do evento uma carta de repúdio. A carta foi assinada por representantes de entidades reconhecidas como a RPCFB - Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, FestFoto - Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre (representada por Carlos Carvalho), Foto em Pauta - Festival de Fotografia de Tiradentes (Eugênio Sávio), FotoRio - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (Milton Guran) e Valogo - Encontro Internacional da Imagem (Iatã Cannabrava).

A organização deixou aberta ainda a possibilidade de qualquer interessado assinar a carta através do email coordenacao@festfoto.art.br.

Leia a carta na integra:

CARTA DE PORTO ALEGRE

14 de maio de 2016

Nós, fotógrafas e fotógrafos, produtores e produtoras culturais da fotografia, artistas, educadores e educadoras visuais, reunidos durante o 9. FestFoto - Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre repudiamos firmemente a extição do Ministério da Cultura e sua anexação ao Ministério da Educação, determinado por decreto pelo governo interino, em sua primeira ação no comando da administração pública federal após o afastamento da presidente eleita Dilma Roussef pelo Senado Federal.

Este ato do governo interino demonstra total falta de entendimento sobre a função da atividade cultural na construção de uma cidadania livre e apta a participar em pé de igualdade e dignidade da sociedade globalizada. Também demonstra incapacidade em perceber os efeitos negativos da desmobilização e retirada de investimentos públicos em uma atividade tão sensível e ainda carente de estrutura. O Brasil tem demonstrado grande potencialiade no consumo e produção de bens culturais, fornecendo uma resposta contundente às apostas feitas nos últimos anos na descentralização dos equipamentos culturais.

A Cultura é a arena de expressão da diversidade identitária de um povo. Um Ministério da Cultura de um regime democrático representa o reconhecimento, pelo Estado, da importância e do papel fundamental desta diversidade, que abarca o conjunto da nação no processo de construção de uma cidadania plena dentros dos ideais Republicanos e democráticos.

O povo brasileiro precisa e quer alternativas capazes de atrair jovens e adolescentes em uma via criativa capaz de superar um cotidiano de violência e falta de esperança. Tratar a cultura como algo dispensável ou supérfluo é entregar um grande contingente da população ao desencanto e à miséria intelectual.

O Brasil atingiu níveis de excelência no trato dos seus aparelhos culturais que colocaram o país na rota internacional de grande exposições e projetos culturais, recolocando o país no seu devido lugar de importância da cena cultural mundial. O Cinema e a música que durante décadas foram nossa vitrine cultural passaram a ter como parceiros, as artes visuais, a literatura, e a cultura popular. A fotografia brasileira especificamente atinge um patamar inédito de visibilidade e reconhecimento internacional de sua força, qualidade e contemporaneidade.

Toda essa rede internacional, construída a partir de décadas de experiência se vê agora constrangida em seu próprio país pela manifestação de desprezo de um governo interino. Diante destes acontecimentos, repudiamos a extinção do Ministério da Cultura e subscrevemos pela sua volta por entender que a fruição e a oportunidade de produção estética é um direito inalienável do ser humano contemporâneo e devem ser viabilizadas coletivamente por uma sociedade que se pretende soberana, livre e construtora da paz.

Assinam,
RPCFB - Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil
FestFoto - Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre - Carlos Carvalho
Foto em Pauta - Festival de Fotografia de Tiradentes (MG) - Eugênio Sávio
FotoRio - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro - Milton Guran
Valogo - Encontro Internacional da Imagem - Santos/SP - Iatã Cannabrava