terça-feira, 19 de julho de 2016

CBF demite fotógrafo oficial da Seleção para reduzir gastos

julho 19, 2016 | por Resumo Fotográfico

CBF/YouTube/Reprodução

Um dos últimos remanescentes da seleção na Copa do Mundo de 2014, o fotógrafo Rafael Vitor Ribeiro foi demitido da CBF na segunda (18). Ele integra lista de quase 20 nomes que vão ser afastados da confederação para contenção de custos. O salário médio dos funcionários dispensados gira em torno de R$ 3 mil. Quem define os cortes é o diretor executivo de Gestão, Rogério Caboclo, que receberia cerca de R$ 150 mil por mês.

Sem a presença de Rafael, 35 anos, 11 deles dedicados à CBF, a comissão técnica da seleção olímpica está recorrendo a imagens feitas por smartphones para publicar fotos no site da entidade. A equipe treina desde segunda na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio. Vai estrear na Olimpíada no dia 5 de agosto, contra a África do Sul, em Brasília.

Rafael trabalhou na seleção com Carlos Alberto Parreira, Zagallo, Mano Menezes, Luiz Felipe Scolari e Dunga. Ele cobriu dois Mundiais, duas Copas das Confederações e quatro edições da Copa América, entre outras competições internacionais. Esteve em 43 países, sempre seguindo a seleção principal e, em várias vezes, acompanhando as equipes feminina e de base da CBF.

“Não me comunicaram o motivo do afastamento”, disse ele ao Terra . A saída de Rafael repercutiu mal entre os fotógrafos que costumam cobrir a seleção, a quem ele ajudava frequentemente na logística da cobertura de treinos da equipe. Nos 11 anos de CBF, exerceu também as funções de
cinegrafista, editor de imagem e analista de sistema.

do Portal Terra