terça-feira, 19 de julho de 2016

Exposição: "Para Ver Sem Pressa" de Lily Sverner

julho 19, 2016 | por Resumo Fotográfico


A exposição "Para Ver Sem Pressa", de Lily Sverner, apresenta fotografias realizadas entre os anos 1980 e meados da primeira década deste milênio, em diferentes dias e diversos territórios. No conjunto, deparamo-nos com algo recorrente: a interrupção de uma ação em determinado instante que, não fosse a fotografia, seria quase imperceptível a olho nu.

A fotografia de Lily Sverner tem o desejo de se eternizar numa fotografia, como analisa o curador da mostra, o pesquisador da fotografia Rubens Fernandes Junior. Pode parecer redundante, mas segundo ele, são poucos os que conseguem ter tranquilidade para criar imagens que tenham essa singularidade. “Ela não tem a intenção de registrar um tempo puro, mas, como lembra Octávio Paz, apenas o tempo que traduzimos como “a iminência imediata do agora”. E isso me parece essencial nestas fotografias”, conclui.

Lily Sverner começou a fotografar numa fase de sua vida em que sua situação familiar modificou-se e, reconhecendo a necessidade de uma dimensão mais criativa para sua existência, adquiriu uma câmera e foi aprender a fotografar. Tornou-se cada vez mais absorvida pela atividade não só produzindo suas imagens, mas também expondo e publicando o trabalho de outros fotógrafos.

“Cada uma das suas fotografias parece muito mais com um fluxo contínuo de lembranças vividas com intensidade. Seu olhar apurado atravessa o cotidiano dos homens e evidencia seu desejo de transformar aquele momento de intensa cumplicidade numa fotografia.”, comenta o curador. Para Lily Sverner, nascida em Antuérpia e radicada no Brasil desde 1941, a fotografia se tornou uma fantástica ferramenta para exaltar o amor pela investigação e pelas idiossincrasias da atividade humana, com a receptividade do viajante que penetra num país estranho.

Assim, parece inevitável recorrer a Marcel Proust, que no clássico O tempo redescoberto lembra que “uma imagem oferecida pela vida nos traz de fato, num momento, sensações múltiplas e diversas. (…) Uma hora não é apenas uma hora, é um vaso repleto de perfumes, de sons, de projetos e de climas. O que chamamos realidade é uma determinada relação entre sensações e lembranças a nos envolverem simultaneamente.”






SERVIÇO

Exposição "Para Ver Sem Pressa"
Abertura: Sábado, 06 de agosto, das 11 às 15h
Data: de 6 de agosto a 17 de setembro de 2016
Horário: de terça a sexta, das 11 às 19h e aos sábados, das 11 às 17h
Local: Galeria FASS - Rua Rodésia 26, Vl. Madalena, São Paulo SP
Informações: (11) 3037-7349 | galeria@fass.art.br