segunda-feira, 8 de agosto de 2016

1900 - evidências fotográficas do início do século

agosto 08, 2016 | por Resumo Fotográfico


Nesta terça-feira (9), a DOC Galeria inaugura em São Paulo duas exposições que tratam a fotografia sob diferentes pontos de vista, ambas datadas do início do século passado.

A primeira exposição oferece um panorama sobre a fotografia no início do século XX, entre 1904 e 1908, a partir de cartões postais endereçados para uma pessoa em Recife, Pernambuco, de vários lugares do mundo por um casal desconhecido. Os postais mostram como eram a vida e os habitantes em lugares exóticos ainda nos dias de hoje como Madagascar, Angola, Argélia, Samoa, Sudão, Pérsia [Irã], Palestina, Luanda...

Já a segunda mostra apresenta aos apreciadores da fotografia imagens colecionáveis feitas a partir do estereoscópio, objeto ‘científico’ do início dos século passado. Os estereoscópios são algo único na história da fotografia, um objeto científico, uma obra de arte, um documento sociológico, além de um brinquedo extremamente sedutor. Serão 8 tipos diferentes, cada um com um conjunto de 20 imagens ‘tridemensionais’. Peças raras e colecionáveis.

SERVIÇO

Exposição "1900 - evidências fotográficas do inicio do século"
Data: 9 de agosto, às 19:00
Local: DOC Galeria - Rua Aspicuelta, 145, São Paulo