quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Belém recebe oficinas de fotografia artesanal

agosto 24, 2016 | por Resumo Fotográfico

Câmara obscura (Fotoativa/Divulgação)

O Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém, recebe em setembro o projeto “Na trilha da luz", composto por uma série de oficinas que abordam processos artesanais da fotografia. As inscrições são gratuitas para comerciários e dependentes e 40 Reais para o público em geral. Para inscrição são necessários o documento de identidade, CPF, comprovante de residência e a carteira do Sesc, no caso do comerciário.

As oficinas contam com práticas de introdução ao entendimento da imagem a partir de técnicas analógicas e artesanais de fotografia, e tem como objetivo oferecer possibilidades de encontros com o universo mágico e criativo da linguagem fotográfica por meio de sensibilizações, vivências e fotografia artesanal, que aguçam a curiosidade e estimulam a criação e a educação do olhar.

Oficinas

Os participantes vão ter a oportunidade de realizar, sob a orientação de Irene Almeida e Eliane Costa, as seguintes oficinas:

Conhecendo o Universo da Câmera Obscura: Um mergulho na gênese da formação da imagem (como a imagem se forma na sua câmera) por meio da construção de uma câmera obscura.

Construção de Caleidoscópios: O caleidoscópio é um aparelho óptico formado por um tubo de cartão ou de metal, com pequenos objetos de materiais variados, que, através do reflexo da luz exterior apresentam, a cada movimento, combinações diversas de efeitos visuais.

Pincel de Luz: Prática de desenhos produzidos a partir de materiais fotográficos (papel fotográfico, revelador, fixador).

Criação de mini pinholes: Realização de fotografias com câmeras fotográficas produzidas a partir do reaproveitamento de pequenas embalagens. A base de captura de imagem é o papel fotográfico e a revelação é feita manualmente em laboratório artesanal.

Vivência| Fotografia e imaginação: Os participantes são estimulados a utilizar a imaginação como "base de captura" de imagens por meio de um protótipo de câmera fotográfica, utilizada como um aparelho para escolher e reter imagens, que posteriormente são descritas (oralmente), escritas e/ou desenhadas em álbuns de fotografias imaginárias. esta atividade será desenvolvida pelo núcleo de fotografia do Sesc Boulevard.

Todas essas atividades estão referenciadas na coleção "Máquinas para filosofar”, que fazem parte do acervo do Sesc/Fecomércio e estão em exposição no Sesc Boulevard. São quase 100 itens que contam parte da história técnica e social da fotografia, potencializando o seu entendimento e apreciação por meio desse patrimônio material e imaterial - a coleção, considerada por historiadores uma das mais importantes da America Latina.

SERVIÇO

Oficina "Na Trilha da Luz"
Data: 13 a 14/09 (9h às 18h , com intervalo de 1h) e 15/09/2016 (9h às 13h)
Investimento: R$ 40,00 (gratuito para comerciários e dependentes)
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard -  Av. Blvd. Castilhos França, 522 - Campina, Belém
Informações: (91) 3224-5654