quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Cine Santa Tereza exibe documentário sobre profissionais da fotografia em Minas Gerais

agosto 31, 2016 | por Resumo Fotográfico

Câmeras da coleção Pedro Mordente (Portal PBH/Flickr/Reprodução)

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura promove nesta quarta-feira (31), às 19h30, no MIS – Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza), o lançamento do documentário “Profissão Fotógrafo”, dirigido por Rogério Costa. A produção aborda a vida e a obra de profissionais de diversas áreas da fotografia que atuaram em Minas Gerais. A sessão tem entrada gratuita.

A ideia de fazer um documentário com fotógrafos nasceu da vontade de três amigos, Rogério Costa, Vera Godoy e Ivan D’Albuquerque, todos atuantes na área, de entrevistar os profissionais mais antigos na profissão que vivem em Belo Horizonte. Entretanto, quando começaram as entrevistas, o primeiro entrevistado acabou indicando um segundo, que indicou um terceiro e assim a produção chegou a entrevistar 21 profissionais da fotografia de várias cidades de Minas Gerais, passando por Diamantina, Serro e Ouro Preto.

O documentário reúne pessoas de várias áreas da fotografia, como fotografia social, industrial, artística e de moda, além de curadores de fotografia, organizadores de mostras e festivais e fotojornalistas que fizeram e contaram histórias do Brasil e do mundo. A produção conta com os depoimentos de Ilana Lansky, Eustáquio Neves, Miguel Aun, Pedro Graeff, Câncio de Oliveira e muitos outros profissionais importantes para história da fotografia de Minas Gerais.