terça-feira, 9 de agosto de 2016

Encontro com Autores - Alan Marques e Sandro Alves

agosto 09, 2016 | por Resumo Fotográfico

Nesta quarta-feira (10), os fotógrafos Alan Marques e Sandro Alves reúnem-se no SESC Estação 504 Sul , em Brasília, para lançarem seus respectivos livros "A máquina de acelerar o tempo: conversas sobre fotojornalismo contemporâneo" e "Achados de Assis: A fotografia em Dom Casmurro".

"A máquina de acelerar o tempo: conversas sobre o fotojornalismo contemporâneo", de Alan Marques é leitura essencial para fotojornalistas, jornalistas, fotógrafos, estudantes de comunicação e aqueles dedicados em arvorar o fino véu envolvedor da reportagem fotográfica. A reflexão apresentada por Alan Marques tem o apoio na sua experiência de mais de duas décadas como fotojornalista e na pesquisa feita para mestrado em Comunicação na UnB. A questão tratada nesta obra está na inter-relação de meios com a procura das convergências e dos conflitos do conceito do Instante Decisivo inserido no fotojornalismo, feito anteriormente com película fotográfica e agora na fixação do visível com o digital. A publicação apresenta análise do ser-fotojornalista, a modulação desse sujeito e a racionalização da captura do mundo pela fotografia noticiosa.

"Achados de Assis: A fotografia em Dom Carmurro" é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido por Sandro Alves sobre a presença da fotografia na obra de Machado de Assis. O projeto foi ganhador do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, e teve a 2ª edição, revista e ilustrada, publicada com apoio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF.

SERVIÇO

Encontro com Autores - Alan Marques e Sandro Alves
Data: 10 de agosto de 2016, às 19h30
Local: SESC Estação 504 Sul - W3 Qd 504/505 Sul, Brasília, DF