segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Lambe-lambe em Mariana

agosto 08, 2016 | por Unknown


No último dia 6 de agosto, as ruas do centro de Mariana (MG) anoiteceram com as histórias de personagens da cidade congeladas em suas paredes. Como forma de registro do cotidiano, lambe-lambes impressos em preto e branco foram colados pelos participantes da oficina Fotografia de Rua: lambe lambe - parte da programação do festival Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana.

Ao longo da oficina, os participantes percorreram as ruas do centro de Mariana, e também do bairro Cabanas, em busca de registros dos olhares que compõe a rotina da região. A oficina foi ministrada pelos fotógrafos Ricardo Lima, Marcos Zaniboni e Diogo Zacarias e teve participação de fotógrafos de diversos estados brasileiros e adolescentes que integram o projeto de extensão Nos Bastidores da Notícia: Mídia e Democracia, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Para Ricardo, as pessoas se completam quanto ao conhecimento, e até mesmo as diferentes faixas etárias colaboram para aumentar o repertório e enxergar um mundo diferente por meio da fotografia. Mônica Silva, 15, moradora do bairro Cabanas que participou da oficina, ficou emocionada ao ver sua foto colada na fachada do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Para ela, sem dúvidas, o processo de colagem foi a melhor parte da oficina.

Ana Carolina Barbosa, 32, fotógrafa de família e casamentos, também teve suas expectativas cumpridas. Ela acredita que a oficina fez com que sentisse mais facilidade em abordar desconhecidos, além de proporcionar o conhecimento de belas histórias de vida. Dessa forma, Ana Carolina e Mônica, que participam pela primeira vez do Fotógrafos Em Ouro Preto e Mariana, pretendem voltar em edições futuras.