sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Livro revela fotos inéditas do outro lado da Guerra do Vietnã

O norte-americano Doug Niver viajou ao país asiático com o objetivo de compilar registros feitos por fotógrafos nativos

1972 - Guerrilheiros vigiam a fronteira entre o Vietnã e o Camboja, onde estacas de bambu envenenadas foram posicionadas para atrasar possíveis exércitos invasores

A esmagadora maioria das fotografias famosas sobre a Guerra do Vietnã (1955-1975) foram feitas por profissionais ocidentais, sobretudo norte-americanos. Assim como em toda guerra, não havia por parte do exército americano nenhuma vontade de mostrar os adversários, os vietcongs do Vietnã do Norte.

Incomodado com a supremacia dos registros norte-americanos da guerra, o fotógrafo Doug Niven foi ao Vietnã descobrir onde estavam os fotógrafos que haviam registrado o outro lado da guerra. Em solo vietnamita, ele encontrou o fotógrafo Vo Anh Khanh, queainda guardava os negativos das fotos que tirou dos exércitos do Vietnã do Norte durante a guerra. Algumas das fotos de Khanh nunca haviam sido impressas ou publicadas.

Com as imagens registradas por Khanh e por muitos outros fotógrafos que arriscaram a vida para mostrar o outro lado da guerra, Doug Niven decidiu editar o livro “Another Vietnam: Pictures of the War from the Other Side” (Outro Vietnã: Fotografia da Guerra feitas pelo Outro Lado, em tradução livre).

Confira abaixo algumas fotos do livro:


da Revista Galileu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil