sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Livro revela fotos inéditas do outro lado da Guerra do Vietnã

agosto 12, 2016 | por Resumo Fotográfico

O norte-americano Doug Niven viajou ao país asiático com o objetivo de compilar registros feitos por fotógrafos nativos
1972 - Guerrilheiros vigiam a fronteira entre o Vietnã e o Camboja, onde estacas de bambu envenenadas foram posicionadas para atrasar possíveis exércitos invasores

A esmagadora maioria das fotografias famosas sobre a Guerra do Vietnã (1955-1975) foram feitas por profissionais ocidentais, sobretudo norte-americanos. Assim como em toda guerra, não havia por parte do exército americano nenhuma vontade de mostrar os adversários, os vietcongs do Vietnã do Norte.

Incomodado com a supremacia dos registros norte-americanos da guerra, o fotógrafo Doug Niven foi ao Vietnã descobrir onde estavam os fotógrafos que haviam registrado o outro lado da guerra. Em solo vietnamita, ele encontrou o fotógrafo Vo Anh Khanh, que ainda guardava os negativos das fotos que tirou dos exércitos do Vietnã do Norte durante a guerra. Algumas das fotos de Khanh nunca haviam sido impressas ou publicadas.

Com as imagens registradas por Khanh e por muitos outros fotógrafos que arriscaram a vida para mostrar o outro lado da guerra, Doug Niven decidiu editar o livro “Another Vietnam: Pictures of the War from the Other Side” (Outro Vietnã: Fotografia da Guerra feitas pelo Outro Lado, em tradução livre).

Confira abaixo algumas fotos do livro:















da Revista Galileu