sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Mostra apresenta evidências da cultura tradicional judaica

agosto 19, 2016 | por Resumo Fotográfico

A Bertelsmann, grupo internacional de mídia, serviços e educação, traz pela primeira vez à América Latina a exposição “Last Folio – Preservando Memórias”.

O fotógrafo Yuri Dojc e a cineasta Katya Krausova traçaram a vida judaica na Eslováquia por meio de imagens extraordinárias de prédios abandonados e livros destruídos. A Bertelsmann traz à América Latina, pela primeira vez, a exposição “Last Folio – Preservando Memórias”, que abre ao público nesta sexta-feira (19) na Unibes Cultural, em São Paulo.

Yuri Dojc e Katya Krausova nasceram na antiga Checoslováquia e deixaram o páis em 1968, por razões políticas. Em 1997, Dojc começou a viajar para a Eslováquia repetidamente para criar retratos de sobreviventes do Holocausto e registrar evidências da cultura tradicional judaica no país que antecedem a Segunda Guerra Mundial. A partir de 2005, Krausova juntou-se a ele.

As fotografias de Dojc e as filmagens de Krausova dão uma ideia do mundo judaico que foi amplamente destruído no país. Mostram sinagogas e prédios escolares desertos, artefatos religiosos, livros e mais livros, que estavam sendo lidos, ensinados e celebrados até o momento das deportações em massa para os campos de concentração e de extermínio nazistas.






SERVIÇO

Exposição ‘Last Folio’
Data: de 19 de agosto a 22 de outubro de 2016)
Horário: de segunda a sábado de 10h às 18h, com permanência até as 19h
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo/SP
Entrada: Gratuita