domingo, 11 de setembro de 2016

Fotógrafos promovem ato na Paulista em defesa da liberdade de imprensa

setembro 11, 2016 | por Resumo Fotográfico

Mobilização foi motivada por agressão a fotojornalista em último protesto

Fotógrafos fizeram um varal com imagens que podem ser compradas por quem passa na Av. Paulista (Marcos Alves)

Com o objetivo de defender a liberdade de imprensa, um grupo de fotógrafos organizou um ato no início da tarde deste domingo, em São Paulo. A mobilização foi motivada pela agressão sofrida por um colega. Vinícius Gomes foi agredido e teve sua câmera quebrada durante protesto da última semana contra o governo de Michel Temer.

De acordo com o relato do fotojornalista, dois policiais militares, fotografados por ele após caírem de suas motos, o agrediram e quebraram seu equipamento com pisões. "Quando pisaram na minha câmera e me bateram não estavam só destruindo meu equipamento de trabalho, estavam pisando no direito a informação", afirmou Gomes, que tomou quatro pontos na cabeça.

No ato de hoje, os fotógrafos montaram um varal em frente ao MASP - Museu de Arte de São Paulo, na Avenida Paulista, e penduraram algumas de suas fotos. As imagens foram colocadas a venda pelos valores sugeridos pelos transeuntes interessados. O dinheiro arrecadado será revertido na compra de um novo equipamento para Gomes.

Em entrevista ao jornal O Globo, Jardiel Carvalho, um dos organizadores da arrecadação, disse afirmou que parte dos recursos será destinada também para a compra de materiais de segurança aos fotógrafos independentes. "Não é a primeira vez que ocorre um episódio de violência contra fotógrafo em manifestação. Então, também queremos comprar esses equipamentos de segurança".