sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Exposição Tribos, de Daniela Schneider, estreia neste sábado

novembro 25, 2016 | por Resumo Fotográfico

A exposição Tribos, de Daniela Schneider apresenta fotografias realizadas entre 2014 e 2016, no Minhocão, em São Paulo. Com seu registro de olhar urbano as imagens revelam um aspecto “quase silencioso”, captadas nos momentos em que a grande serpente de asfalto está liberada para os moradores da cidade e os que vivem nos prédios do seu entorno, tornando-se um local menos inóspito e mais humanizado depois que o trânsito é interrompido.

A fotógrafa se concentrou nas janelas. Primeiro numa intimidade não revelada. Depois, aos poucos, quando a noite chegava, as portas e janelas eram abertas e a vida do “outro” começava a existir para a fotografia. Mas é ai que está o limite. Como ver sem invadir? “Para além do constante monitoramento sobre o nosso cotidiano, a privacidade dos moradores do Minhocão é devassada pela curiosidade de seus frequentadores, num voyeurismo de mão dupla. Primeiro fotografei durante o dia, nos mais diversos horários. Depois, no início da noite, quando os moradores acendiam as luzes dos apartamentos tornando os ambientes mais expostos.

Diante deles tentei ser quase invisível, fotografando pelas frestas com o intuito de evitar que eles me vissem. Algumas vezes, consegui. Outras não”. O resultado está nas imagens: uma quase fotografia de vestígios. Detalhes de luz e sombras, objetos perdidos no tempo, bonecas, imagens religiosas, móveis que avançam da sala para a varanda, jardins suspensos com plantas cobertas por fuligens, um varal com roupas que despe e ao mesmo tempo constrói a imagem de um morador que não está na fotografia. “Cada imagem de TRIBOS tem um dono: não os que por ali passam, mas sim os que estão pelo lado de dentro de cada janela, protegidos apenas por uma parede “invisível” que poderá se tornar um limite perverso entre o que é público e o que é privado”, afirma o curador Diógenes Moura.










SERVIÇO

Exposição "Tribos" de Daniela Schneider
Abertura: 26 de novembro, de 11h às 17h
Período: de 29 de novembro de 2016 a 11 de fevereiro de 2017
Horário: de terça à sexta de 11h às 19h e aos sábados de 11h às 17h
Local: Galeria FASS - Rua Rodésia, 26, São Paulo - SP
Informações: 3037 7349