quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Fotógrafa retrata as consequências trágicas do Plano Collor

novembro 17, 2016 | por Unknown

Com um projeto audacioso e singular, Daniela de Moraes aborda na obra Serra da Ermida 357 as consequências trágicas da crise econômica brasileira gerada pelo Plano Collor, em 1990.

Realizado com apoio do Edital ProAc para Livro de Artista e editado pela Fotô Editorial, Serra da Ermida 357 é composto por três volumes complementares: Frêmito (vol. 1), Álbum (vol. 2) e 1990_BR (vol. 3).

Na trilogia, a fotógrafa e professora da Panamericana Escola de Arte e Design enfoca questões sobre vida e morte, tragicidade e afetividades. Resgatando a época em que as medidas abusivas do governo Collor abalaram a sociedade, faliram famílias e empresários, levando várias pessoas ao suicídio.

Logo no primeiro volume, Daniela refaz o caminho trilhado pelo avô de seu filho, representando subjetivamente o local onde ele suicidou-se. Dessas imagens desprendem-se potentes símbolos, propícios para especular sobre as incertezas que rondam as decisões tomadas ao longo da vida.

Parte do livro de Daniela de Moraes

Num segundo momento, a artista intervém em imagens do álbum de família do personagem central dessa história, reconstruindo cronologicamente sua trajetória da infância à vida adulta. Ao final, um encarte reedita imagens e notícias de jornais de 1990, contextualizando o momento sócio-político da época, um dos mais surreais e traumáticos da nossa história.

Neste mês de novembro, Serra da Ermida 357 será apresentada ao público em três ocasiões. No dia 18, às 19h30, acontecerá o primeiro lançamento, no Ateliê Fotô, localizado na Rua Lisboa, 328, em Pinheiros-SP.

Já no dia 21 de novembro, às 16h, a autora e o editor que realizou a produção da trilogia, Eder Chiodetto, da Fotô Editorial, irão falar sobre o processo de criação de um projeto autoral, no Auditório da Panamericana Escola de Arte e Design. Com entrada gratuita, o evento acontece na Rua Groenlândia, 77, Jardim Paulista, São Paulo.

Neste dia serão apresentados materiais como fotografias, gravuras, mapas (e outros documentos de processo), além de bonecos e outras versões da obra. Na oportunidade também acontecerá o lançamento do blog www.serradaermida357.com.br com textos da autora sobre o processo criativo e a disponibilização do pdf do livro para download.

E, fechando o ciclo de conversas abertas sobre o processo de criação, no dia 23 de novembro, Daniela fará o lançamento de Serra da Ermida 357 em Jundiaí, no espaço Ateliê Casarão, às 19h, na Rua Dr Almeida, 265, Centro de Jundiaí, São Paulo.

Mais informações em: www.fotoeditorial.com/produto/serra-da-ermida-357
Facebook: www.facebook.com/serradaermida357
Instagram: www.instagram.com/ermida_357
Publicado em: