sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Fotógrafo alemão ganha processo contra o Facebook

novembro 25, 2016 | por Resumo Fotográfico

Placa localizada na entrada da sede do Facebook, em Menlo Park, Califórnia, Estados Unidos (Wikimedia Commons)

O fotógrafo alemão Rainer SteuBloff moveu uma ação contra o Facebook por causa da remoção do EXIF de fotos compartilhadas pelo profissional. Os dados EXIF reúnem todas as informações sobre a autoria da foto e do equipamento usado. Uma corte alemã considerou a retirada do EXIF uma violação de direito autoral do fotógrafo alemão e não deu direito a recurso.

Caso a rede social insista em retirar o EXIF das fotos receberá multa de 250 mil euros. A decisão abre precedente no país e pode mudar as políticas do Facebook quanto ao compartilhamento de fotografias. Alguns sites de tecnologia e fotografia já dizem que a ocorrência pode mudar as regras até fora da Alemanha.

O Facebook é a única rede social que elimina o EXIF de forma automática e não é de hoje que os fotógrafos debatem o assunto. Dentro do próprio Facebook existe um fórum onde o tema é discutido há anos. O Facebook alegou que faz isso para proteger a privacidade dos usuários e que o usuário aceita os termos estabelecidos quando cria uma conta.

Fonte: FHOX