terça-feira, 6 de dezembro de 2016

7 dicas para fazer a bateria da câmera durar mais

dezembro 06, 2016 | por Resumo Fotográfico


Sensores maiores, processadores mais rápidos, mais memória, WiFi, Bluetooth e GPS: tudo isso é muito bom para a fotografia, mas péssimo para a bateria de sua câmera. Todas essas partes que hoje são mais modernas drenam as baterias mais rápido do que antes.

Uma das soluções atuais é ter baterias extras quando se está em uma sessão fotográfica longa ou externa. Mas mesmo essas baterias às vezes duram menos do que precisávamos, tendo que trocar constantemente. Então o que fazer? O canal SLR Lounge publicou um vídeo com 7 maneiras diferentes de reduzir o consumo de energia da nossa câmera.

1. Desligar o Wi-Fi

As câmeras Sony possuem um “Modo Avião” real, assim como em nossos telefones. Isso instantaneamente desativa um monte de recursos, como Wi-Fi, Bluetooth e GPS, que podem gastar muita bateria se ativados. Para outras marcas, você terá que percorrer os menus manualmente desligando as coisas. Pode ser uma boa ideia adicionar algumas dessas opções ao seu menu “Favoritos” se a sua câmera oferece um.

2. Desligar a estabilização

Estabilização de imagem pode ser extremamente útil, mas use apenas quando você realmente precisar. Além disso, forçará você a melhorar sua técnica de segurar a câmera fotográfica.

3. Desligar a limpeza automática do sensor

Este não é necessariamente um problema, a menos que você siga a outra sugestão abaixo de desligar a câmera quando não estiver ativamente fotografando. É costume de muitos fotógrafos desligar a câmera entre algumas fotos, especialmente se está fotografando retrato ou modelo, quando faz uma pausa para conversar com a pessoa. Nesse liga/desliga, a câmera faz ação automática de limpeza do sensor – adicionando aí um gasto a mais de bateria.

4. Desligar a revisão de imagem no LCD

Esta é óbvia no seu quesito “gasto de bateria”, mas muita gente pode nem se imaginar sem. A revisão de imagem significa que o LCD sempre mostrará a imagem que você acabou de fazer. Os LCDs ligados usam uma quantidade grande de energia. É por isso que muitas baterias de câmera não duram tanto tempo enquanto estamos filmando. Porém, você pode desligar a revisão automática no modo de foto, acionando apenas quando sentir necessidade mesmo.Foto: ePhotoZine

5. Diminua a iluminação do LCD

Mesmo que você desligue a revisão de imagem, ainda usamos os LCDs constantemente pois precisamos dos menus. Diminuir o brilho do LCD fará uma pequena diferença no gasto de bateria.

6. Desligue a câmera quando não estiver fotografando

Se você não quer desabilitar completamente todos os recursos de WiFi / Bluetooth / GPS, desligar a câmera enquanto não fotografa ajudará a impedir esse gasto a mais de bateria dos conteúdos extras que ficam rodando automaticamente.

7. Substitua as baterias que não estão mais durando tanto

Baterias velhas não duram como no início, lá quando você comprou sua câmera. Não vai adiantar você tentar mil coisas se a bateria já estiver desgastada do tempo de uso. Verifique as informações da sua bateria para saber quanto tempo ela tem. Substitua se for necessário.

Fonte: DIY (via iPhoto)