sábado, 3 de dezembro de 2016

Agência Nitro inaugura duas mostras em Montevidéu

dezembro 03, 2016 | por Resumo Fotográfico

Fotografia da série "Os Chicos", de Leo Drumond

Estreia neste sábado (3), na fotogaleria Prado, em Montevidéu, a exposição “Bruto e imperfeito”, uma retrospectiva inédita dos principais projetos, imagens e histórias registradas pelos cinco integrantes da agência brasileira Nitro. Idealizada pelo Centro de Fotografía de Montevideo (CdF), a mostra reúne 80 fotos e cinco textos de Bruno Magalhães, Gustavo Nolasco, João Marcos Rosa, Leo Drumond e Marcus Desimoni.

“Bruto e imperfeito” traz evidências por trás das imagens e histórias por elas representadas. Revive um Brasil continental, complexo, transitório, sempre em constante mutação. Onde pessimismo e positivismo se encontram não para o embate, mas para fecharem e iniciarem ciclos. Um imperfeito Brasil do passado e um Brasil em estado bruto para começar seu novo ciclo. A exposição fica em cartaz até 7 de fevereiro de 2017.

No domingo (4), acontece a abertura de “Habitantes: una lucha por la memoria”. A instalação ocupará todo o andar subsolo do prédio que abriga a sede do CdF. Nela, uma retrospectiva do projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico”, projeto de luta pela preservação da memória das cidades brasileiras, criado pela Nitro em 2012 e que já fotografou e registrou a história de aproximadamente 2.500 pessoas. A exposição fica aberta ao público até 4 de março de 2017.