sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Diogo Zacarias vence o Prêmio FEAC de Jornalismo

dezembro 09, 2016 | por Resumo Fotográfico

Diogo Zacarias
Foram anunciados, na semana passada, em Campinas, os vencedores do 19º Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo. A iniciativa criada em 1998 reconhece a força do jornalismo no interior paulista e ainda valoriza e evidencia reportagens jornalísticas produzidas com foco nos temas que marcam cada edição da premiação anual. Neste ano, a temática foi “A cidadania como instrumento de promoção humana”.

Na categoria Fotojornalismo, Diogo Zacarias foi reconhecido pela imagem que ilustra o artigo “Da periferia aos palcos”, do jornal Correio Popular, Grupo RAC. A matéria aborda a ação da Cia de Dança de Campinas, que reúne alunos do Projeto Dança e Cidadania e Talentos da Dança, comandados pela bailarina Lúcia Teixeira. “Acredito que, se há algo muito eficiente na vida das pessoas, isso é a cultura. Por meio dela, recuperamos a sensibilidade de histórias já muito endurecidas”.

“Foi uma delícia fazer essa pauta tão bonita da Thaís Jorge. Passamos uma tarde na aula de ballet com o pessoal e tive bastante liberdade pra andar no meio da aula e clicar todo o processo do ensaio. Na frente tinha uma porta enorme, então a luz que entrava no galpão estava ajudando muito. O que me chateou no dia foi que não consegui levar a câmera que eu geralmente uso, pois ela tava travando então tive que levar pra assistência técnica, daí tive que usar uma câmera minha antiga, com menos recursos. Talvez isso tenha feito com que eu me esforçasse mais pra conseguir situações de luz e enquadramentos melhores.”