terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Exposição apresenta retrospectiva dedicada a Otto Stupakoff

dezembro 13, 2016 | por Resumo Fotográfico

Otto Stupakoff/IMS/Reprodução

Estreia nesta terça-feira (13), no Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, uma exposição que apresenta uma série de obras da trajetória do fotógrafo paulistano Otto Stupakoff (1935-2009). Com curadoria de Bob Wolfenson e Sergio Burgi a mostra reúne cerca de 300 fotografias, além de publicações e vídeos apresentando sua extensa produção, realizada entre 1955 e 2005.

Pioneiro da fotografia de moda no Brasil, Stupakoff foi um dos fotógrafos brasileiros de maior projeção internacional. Além de ensaios de moda e retratos de celebridades internacionais do mundo das artes e da política, Stupakoff deixou conjuntos menos conhecidos de retratos, nus, instantâneos de rua, fotografias de suas incontáveis viagens pelo mundo – inclusive pelo Ártico – e experimentações no limite do abstracionismo. Seu acervo está sob a guarda do IMS desde 2008 e é composto por 16 mil imagens.

Para contemplar toda a sua trajetória, a mostra se divide em quatro grandes temas: seus anos de formação e primeiros trabalhos nos anos 1950; os anos de 1960 a 1970 e sua colaboração com as principais revistas de moda do mundo, como a Harper's Bazaar e a Voguefrancesa, além de retratos de personalidades como Jack Nicholson e Truman Capote; sua série de nus; e uma sala dedicada às viagens que fez.

Na ocasião, acontecerá também uma conversa entre Bob Wolfenson e Thomaz Souto Corrêa, com mediação de Sergio Burgi.

SERVIÇO

Exposição "Otto Stupakoff: beleza e inquietude"
Data: de 13 de dezembro de 2016 (abertura às 19h) até 16 de abril de 2017.
Horários: de terça a domingo, de 11h às 20h.
Local: Instituto Moreira Salles - Rua Marquês de São Vicente, Rio de Janeiro.
Entrada: livre, por ordem de chegada (sujeita à lotação).
Informações: www.expostupakoff.ims.com.br.