terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Exposição explora as sensações causadas por uma foto

dezembro 06, 2016 | por Resumo Fotográfico

Mostra de arte apresenta uma visão inteiramente baseada nas sensações, com co-curadoria de 20 nomes das principais plataformas de fotografia do mundo
Ao Kim Ngan

Considerar uma imagem apenas por seu valor facial é algo raro nos dias de hoje. Antes mesmo de termos a chance de processar o que vemos, somos introduzidos a diversas informações secundárias - o nome do fotógrafo, idade, sexo, onde eles estão, a sua experiência e nível de notoriedade. É chocante que os artistas podem ser julgados pelos seguintes social e notoriedade bem antes de seu trabalho seja visto. If You Leave é uma plataforma que pretende mudar isso.

Com um começo humildes através do Tumblr , a If You Leave apresenta na Red Gallery, em Londres, 20 de 200 fotografias selecionadas por 20 curadores de revistas, plataformas online, galerias e editoras, como The Photographer’s Gallery, Aperture e Dazed Digital. À frente do evento, os curadores enviaram uma lista anônima sem mais informações sobre os fotógrafos esperando que a seleção final fosse com base na atmosfera, sensação e instinto sobre quaisquer outros fatores.

"Eu procuro um impacto inicial e imparcial de uma imagem." - Laurence Von Thomas

Com experiência em cinema, a paixão do fundador Laurence Von Thomas para contar histórias é evidente na sua escolha para exibir apenas uma imagem de cada fotógrafo, em vez de múltiplos ou uma série. Ele explica: "É sobre a procura de imagens que têm a capacidade de contar uma história inteira ou cena, ou para descrever um estado de espírito com uma imagem." Quanto a suas razões para apresentar as imagens anonimamente para os curadores, diz ele, "É uma forma muito objetiva e justa de olhar para a fotografia. Mesmo depois de seis anos e, obviamente, sabendo mais dos fotógrafos e seu trabalho, eu procuro um impacto inicial e imparcial de uma imagem."

A exposição segue em cartaz na Red Gallery, em Londres, até 21 de dezembro e em seguida tomará lugar em New York. Ao longo de Dezembro, a Rivington Street será palco para diversos eventos relacionados a fotografia, com palestras e workshops. O espaço também terá um minilab 35 mm e impressora de grande formato.

Anika Maaß

Cristina Coral

Natasha Masharova

Nils Starkmeth

Toby Harvard

Fonte: Dazed