quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

IWMF premiará as mais corajosas mulheres fotojornalistas

dezembro 22, 2016 | por Resumo Fotográfico

IWMF/Ondda/Reprodução

A International Women’s Media Foundation (IWMF) anunciou a abertura da terceira edição de sua premiação, que irá contemplar as mulheres fotojornalistas que realizam coberturas em ambientes de risco. O objetivo é destacar a coragem e dedicação, em memória ao empenho e entrega da jornalista Anja Niedringhaus, da Associated Press, que foi morta no Afeganistão em abril de 2014, enquanto acompanhava de perto os conflitos.

Segundo os organizadores, o concurso Anja Niedringhaus Courage in Photojournalism Award (Prêmio Anja Niedringhaus de Coragem no Fotojornalismo) pretende encontrar as candidatas mais destemidas, empenhadas e que colocam a necessidade do conhecimento e da informação acima de seus medos e anseios. As participantes com mais chance de vencer serão aquelas “que exibem extraordinária força de caráter, coragem e perseverança na documentação do mundo”.

Para participar, as fotojornalistas devem enviar dez fotografias que melhor representem o olhar, estrutura, forma e estilo de trabalho. Cada imagem deve vir acompanhada por uma legenda que descreva o lugar e a situação onde a fotografia foi realizada. Cinco das fotos devem ter sido tirada nos últimos dois anos. As outras podem ter ocorrido em qualquer momento da carreira da candidata.

A vencedora do prêmio será homenageada em uma cerimônia em Washington D.C, Estados Unidos da América, em junho de 2017 e além de ter seu trabalho apresentado, receberá a quantia de U$ 20.000 (cerca de R$ 67.400).

Tanto o regulamento da premiação, quanto a inscrição estão disponíveis e devem ser realizadas diretamente por meio do site da IWMF.

Fonte: Ondda