terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Tutorial: Como fazer a comida levitar nas fotos de produto

janeiro 24, 2017 | por Ana Gabriela

Dina Belenko é uma criativa fotógrafa de natureza-morta da Rússia e uma colaboradora bem-sucedida do 500px Marketplace. Suas notáveis imagens capturam histórias mágicas por trás de objetos inanimados do cotidiano. Continue a ler e teste este tutorial sobre levitação em casa!

Reproduzir o movimento em imagens de natureza-morta é uma boa maneira de fazer um espectador olhar sua foto com um pouco mais de atenção. O vapor subindo, granulados caindo ou o café sendo derramado podem fazer alusão à presença humana e fazer com que a imagem pareça um pouco mais viva. A levitação (uma grande tendência na fotografia de comida hoje em dia) também é uma boa estratégia. Normalmente, você tem que segurar e fotografar cada objeto individualmente para depois combiná-los na edição. Essa estratégia é muito conveniente, mas você tem que desenhar todas as sombras e reflexos sozinho, e se você for como eu (incapaz de desenhar uma linha reta ainda que seja para salvar sua própria vida), isso talvez seja um tanto complicado.


Então, vamos tentar fazer isso de outra maneira e combinar levitação com o movimento de muitos objetos pequenos, como gotas, partículas de farinha, temperos, ervas e até mesmo pétalas de flores. Todos esses objetos se sobreporiam uns aos outros, projetando sombras reais e fazendo a imagem parecer natural e convincente.

1. Equipamento e adereços


Você vai precisar de:

Uma câmera e um tripé;

Seu assunto para a natureza-morta. Nesse caso, algumas batatas chips, folhas de manjericão, pimenta, e molho de tomate;

Uma maneira de fixar objetos no ar. (Por exemplo, arame para objetos leves, como as batatas chips. E espetos de metal para objetos pesados como colheres);

Qualquer fonte de luz capaz de congelar o movimento (dois Speedlights no meu caso).

2. Preparação


Escolha as batatas chips mais bonitas e faça um par de buracos em cada uma delas com uma agulha, de maneira que você possa passar um pedaço de arame através das batatas (dois buracos garantem uma fixação mais estável do que apenas um).


Você pode usar linha de pesca no lugar do arame, mas eu acho que o arame permite que você possa ajustar as posições das batatas de forma mais conveniente. Use espetos de metal e pistola de cola para fixar os objetos mais pesados.

3. Composição


Arrume a sua composição, deixando algum espaço para temperos ‘voadores’ e fazendo com que as batatas se sobreponham suavemente. Lembre-se de que as batatas podem se mover um pouco durante o disparo, então deixe um espaço para o caos.

4. Iluminação


No meu caso a cena é iluminada com dois Speedlights.



Um em uma softbox strip no lado direito e levemente atrás da cena ( luz principal). Outro atrás de um grande difusor no lado esquerdo (luz de preenchimento). Ambos os speedlights estão configurados na potência baixa (uma potência entre 1/16 até 1/128 gera um ritmo muito curto que vai congelar o movimento de líquidos).



Sincronize a velocidade do obturador e a velocidade do flash entre 1/160s e 1/125s.

A partir daí, faça um teste para estabelecer qual abertura máxima você pode usar sem subexpor a imagem. Configure sua câmera para disparar no modo contínuo, de maneira a tirar algumas fotos em sequência. Isso é tudo, você está pronto para fotografar!


5. Fotografando


Certifique-se de que você gosta da sua composição, adicione alguns toques finais e tire uma sequência de fotos salpicando batatas com uma colherada de tempero e páprica. Na segunda interação, você pode despejar um pouco de molho de tomate (você pode criar gotas redondas bem legais usando uma seringa).

Adicione algumas folhas de manjericão e tente não se preocupar com a bagunça.


6. Edição e tratamento


Escolha as melhores fotos e combine-as colocando cada uma numa camada separada e usando o Layer Mask.


Apague o arame e outros suportes com o Clone Stamp ou Patch e dê um pouco de brilho à imagem ajustando cor e contraste.

Voila! Aqui está a imagem final…


Agora você pode testar o mesmo truque com café e macarrão!

Texto original: Dina Belenko / 500px