domingo, 29 de janeiro de 2017

Veja as fotos que provocaram a prisão do fotógrafo Ren Hang

janeiro 29, 2017 | por Resumo Fotográfico

O fotógrafo de 29 anos lançou um livro retrospectivo com as controversas imagem que ganharam notoriedade global e causaram sua prisão na China

É certo que a fotografia de Ren Hang não tem qualquer finalidade particular. Ele regularmente nega ser conscientemente controverso ou político - em uma entrevista com o editor da Sexy Books da Taschen, Dian Hanson, para o seu novo livro, ele diz: "Eu realmente não vejo meu trabalho como um tabu, porque eu não pensam tanto no contexto cultural ou no contexto político. Eu não intencionalmente empurrar fronteiras, eu só faço o que eu faço".

Internacionalmente conhecido por suas imagens de pessoas nuas, Ren é um assunto de grande controvérsia na China, onde ele foi preso. Imagens pornográficas são proibidas na República Popular da China desde 1949 e o país não permite a nudez ao ar livre. Apesar desta decisão, Ren muitas vezes fotografa seus indivíduos na natureza. Esses homens e mulheres, seus amigos, todos têm uma figura esbelta em comum. Nas imagens, elas se tornam formas andróginas, maximizando o impacto da genitália exposta e desafiando a percepção tradicional da beleza na China.

O fotógrafo de 29 anos, que sofre de depressão cíclica, começou a fotografar em 2007 porque o fazia feliz. Fotografando com uma câmera de filme simples Ren foi inicialmente atraído para filmar seus amigos em casa depois de crescer cansado de seu estilo de vida estudando publicidade. Ren já exibiu seu trabalho em cidades como Bangkok, Copenhague, Hong Kong e Nova York. Este livro segue oito monografias auto-publicadas e é a primeira publicação que mostra toda a amplitude do seu trabalho. Sobre o processo de curadoria, Hanson diz: "O projeto do livro foi principalmente para a estética, mas também cronológica, com obras mais antigas de Ren para o início. Depois disso, há um agrupamento de imagens semelhantes, interrompidas por imagens surpreendentes e surpreendentes, com páginas em branco intercaladas para chamar a atenção para imagens particularmente fortes ".

"Ren Hang" é publicado pela Taschen e está disponível para compra no site da editora a partir de US$ 49,99 (cerca de R$ 157).








Fonte: Dazed