segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Empresa alemã é acusada de plagiar fotografia em campanha

fevereiro 06, 2017 | por Resumo Fotográfico


Até que ponto algo pode ser considerado apenas inspiração? Edward McGowan, um fotógrafo com sede na Califórnia, Estados Unidos, está passando por uma situação de plágio fora de seu país.

Em 2011, McGowan fez uma foto que se tornou bastante popular na internet, com algumas pessoas tentando inclusive utilizá-la como capa de música do YouTube, mas até agora nada se aproximou do que ele acabou de descobrir.

Fotografia original

Recentemente McGowan recebeu uma mensagem de um amigo que dizia ter visto sua a imagem na Alemanha. Mas algo não parecia certo... Em uma inspeção mais detalhada, descobriu-se que não era realmente a imagem de McGowan, mas aparentemente uma cópia descarada!

Segundo o fotógrafo, aparentemente a imagem foi produzida pela agência de publicidade Strategas, para uma empresa de remédio contra infecção da bexiga. A distribuição parece ter sido bastante ampla, tando pela internet quando em displays físicos.

Fotografia utilizada na campanha da empresa farmacêutica

McGowan diz que não tem certeza do que fazer a respeito. O que é que se faz quando alguém aparentemente rouba a sua visão sem realmente roubar sua fotografia (em outro país)? Seria pura coincidência? O que você faria?

Você pode encontrar mais do trabalho de McGowan em seu site, Flickr e Instagram.

Fonte: Retouchist (via PetaPixel)