quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Por que o filme fotográfico está retornando ao mercado

fevereiro 08, 2017 | por Resumo Fotográfico

Irmão Marx examinam os negativos de uma foto em uma cena da comédia "Um Dia nas Corridas", 1937 (Getty Images)

No começo deste ano, durante a CES, feira de tecnologia em Las Vegas, a Kodak anunciou o retorno do filme Ektachrome ao mercado. Algumas semanas mais tarde, a empresa italiana Ferrania também divulgou que está trazendo de volta ao mercado o P30, filme 35mm preto e branco que ficou popular há mais de 50 anos.

A revitalização de filmes tradicionais surge quando o mercado de fotografia de filmes está em alta depois de mais de uma década de declínio. "O mercado de filmes chegou ao pico em 2003 com 960 milhões de rolos de filme, hoje representa cerca de 2% disso", diz Manny Almeida, presidente da divisão de imagem da Fujifilm na América do Norte.

Nos últimos três anos no entanto, empresas como Kodak, Fujifilm e Harman Technology, que fabrica os filmes Ilford, têm retornado ao mercado. "Estamos observando um crescimento de 5% em todo o ano", diz Giles Branthwaite, diretor de vendas e marketing da Harman. "Nossas vendas de filmes profissionais têm aumentado nos últimos dois ou três anos", confirma Dennis Olbrich, presidente da divisão de imagem, papel, fotoquímica e filme da Kodak Alaris.

Esse crescimento é alimentado principalmente por fotógrafos profissionais, graças a uma nova geração de praticantes que cresceu com o digital, mas começou experimentar o filme. Segundo Olbrich, "eles descobrem a magia da fotografia de filmes e muitos simplesmente se apaixonam".

Criando um diferencial e pensando antes de clicar

Muitos fotógrafos de filme modernos são fotógrafos de retrato e casamento na casa dos 20, 30 anos, que estão procurando "diferenciar sua arte e seu trabalho fotografando com filme", ​​diz Almeida. "Isso geralmente permite que eles cobrem por um produto premium, porque o filme tem uma aparência diferente do digital."

Esse olhar é fundamental, acrescenta Olbrich. "Na Kodak, estamos muito orientados por dados", diz ele. "Nós olhamos todos os aspectos de uma imagem e tentamos quantificá-la, mas há uma profundidade e riqueza em uma imagem de filme que é difícil de replicar. Essa é a razão pela qual muitos cinematógrafos influentes exigem filme". E agora, os fotógrafos profissionais estão fazendo as mesmas exigências. "Este grupo de fotógrafos muitas vezes usa o fato de fotografarem com filme como uma vantagem competitiva em seu marketing."

Além desse aspecto diferenciado, o filme força os fotógrafos a repensarem a forma como eles fotografam. "Você não pode simplesmente disparar uma centena de fotos do seu assunto e revê-las imediatamente", diz Olbrich. "O filme força você a pensar sobre a imagem, planejar a imagem e realmente criar a imagem mentalmente antes de você realmente fazer o disparo. Os fotógrafos acreditam que este processo resulta em imagens muito mais artísticas e, em alguns casos, muito mais espetaculares".

Reestruturação do mercado

Os fabricantes de filmes têm percebido essa demanda e estão rejuvenescendo suas vendas e esforços de marketing. A Harman está criando novos cursos, novas salas escuras e exposições em todo o Reino Unido. A Kodak está retificando toda a sua estratégia de mídia social e se a CES deste ano é qualquer indicação, a marca certamente acertou o acorde com os fotógrafos curiosos por filmes. Enquanto vai demorar um ano para o Ektachome estar disponível novamente, a empresa já está trabalhando no que vem a seguir. "Isso nos deu alguma confiança para começar a olhar para os filmes que consideramos trazer de volta para o mercado", diz Olbrich.

A Fujifilm, por outro lado, está olhando para outro segmento para expandir seu negócio de filmes: a fotografia instantânea. "É um mercado enorme para nós", diz Almeida. A Fujifilm acredita que vendeu mais de 6,5 milhões de câmeras instantâneas no ano passado, ante 3,9 milhões em 2014. E novos produtos continuam saindo das fábricas pela empresa. No ano passado, a marca lançou um filme instantâneo em preto e branco e, nos próximos meses, revelará um novo filme que imitará o famoso formato quadrado da Polaroid.

"Nós fizemos muita pesquisa de consumidor para tentar entender como os consumidores se sentem sobre o produto, qual é o seu comportamento, como eles compram", acrescenta Almeida. "Um monte de consumidores indicam que eles nem sequer olham para a Instax como fotografia. É divertido, relaxado, é comunicação social."

Apesar de seu apelo diferente, a popularidade do Instax beneficia o mercado inteiro do filme como mais povos experimentam o apelo distinto da fotografia análoga. "O que me surpreende, na verdade, é que levou 15 anos desde que o digital penetrou no mercado de fotografia para que esse ressurgimento acontecesse", diz Branthwaite.

Fonte: Time