quarta-feira, 8 de março de 2017

Campanha da Saint Laurent é acusada de sexismo

Entidade reguladora da publicidade na França quer que os anúncios sejam alterados e vai reunir com a marca de moda na sexta-feira para decidir se toma ou não medidas contra a empresa.

Fotos: Charles Platiau/Reuters 
Uma nova campanha publicitária da marca francesa Saint Laurent provocou uma onda de protestos e pedidos para que seja retirada. As poses das modelos mostradas nas fotos foram consideradas "degradantes" para as mulheres.

As fotos foram produzidas pela dupla Inez Van Lamsweerde & Vinoodh Matadi e divulgadas recentemente pelas ruas de Paris, em plena temporada de desfiles das coleções outono-inverno 2017-18. Em uma das imagens a modelo aparece deitada com as pernas abertas, vestindo casaco de pele, meias arrastão e rodas de patins fixadas em sapatos de salto. Em outra imagem, a modelo – vestida com um body e sapatos também com rodas – aparece inclinada sobre um banco.

As imagens foram consideradas explicitamente sexuais e provocaram um movimento de contestação nas redes sociais. A associação feminista francesa "Osez le feminisme" pediu a retirada da campanha, alegando que a publicidade era formada por elementos sexistas. “Tem hiperssexualização, conversão da mulher em objeto, posição de submissão. Simbolicamente, é muito violento", disse a porta-voz da associação, Raphaelle Remy-Leleu. "Como alguém pode hoje em dia pensar que vai conseguir vender com isso? Me pergunto se não tiveram a intenção, com a ideia de criar um escândalo para que se fale (da marca)", disse.

A Autoridade Reguladora Profissional da Publicidade (ARRP) na França recebeu mais de 50 denúncias e quer que a marca altere os anúncos. "Pedimos à marca que faça alterações nestas imagens o mais rapidamente possível", disseram à Reuters. A ARRP irá se reunir na sexta-feira com representantes da Yves Saint Laurent para decidir se toma ou não medidas contra a empresa. De acordo com o diretor da entidade, Stéphane Martin, a marcar teria "infringido claramente" as regras da publicidade que "excluem qualquer representação degradante ou humilhante da pessoa humana (..) especialmente através de de atitudes, posturas, gestos, sons, etc."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2017 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil