quarta-feira, 15 de março de 2017

Fotógrafo mineiro realiza projeto de documentação em Belém

março 15, 2017 | por Resumo Fotográfico

O livro “Pequena Rota do Insuspeitável” será lançado no dia 25 de março, durante o 7º Festival de Fotografia de Tiradentes, em Minas Gerais

Da janela da van, no enquadramento da velocidade do transporte não regulamentado de Belém, o fotógrafo mineiro Cyro Almeida – que vem constantemente à cidade desde 2009 – passou a observar os bairros da periferia da cidade, rota desse tipo de veículo onde geralmente o transporte público oficial não circula. Além de notar referências comuns de paisagem, arquitetura e modo de organização social, ele também passou a estabelecer contato com os moradores, dos feirantes e ambulantes às pessoas que ficam na frente de suas casas para bater papo com os vizinhos.

E essa forma surgiu a ideia para o projeto “Pequena Rota do Insuspeitável”, contemplado com o XV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), na categoria Documentação Fotográfica do Brasil. O resultado é apresentado em um fotolivro em formato tabloide, com 32 páginas. A publicação contém as fotografias realizadas durante o período de dois meses de imersão na capital paraense e após ser distribuído nos locais fotografados, será lançado no Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes, em Minas Gerais, que ocorrerá de 22 a 26 de março.

O fotógrafo percorreu os bairros de São Brás, Guamá, Condor, Jurunas e Cidade Velha – marcados pela incidência de assaltos e homicídios. A cada nova esquina que se preparava para fotografar, alguém tratava de alertá-lo do perigo iminente. Tal situação, apesar de não ser o mote principal do projeto, acabou se transformando em um metadiscurso do que ele produziu, viabilizado o livro em formato de tabloide – o mesmo dos jornais populares que estampam a violência cotidiana nas ruas da cidade.

“Percebo algo que me encanta e me interessa muito. As fotografias não tratam da violência urbana, mas desafiam a pensar como a representação estereotipada, a distinção social e fantasia do medo, quando repetidas exaustivamente contra essas regiões periféricas, reforçam estigmas e a própria violência que criticam”, diz Cyro sobre a escolha dos espaços percorridos no trabalho.

Nas últimas semanas na capital paraense, Cyro Almeida revisitou os mercados públicos e as feiras para distribuir o tabloide às pessoas que havia mantido contato e fotografado. “A ideia é que esse material possa circular de forma massiva. Escolhi não fazer uma exposição nesse momento, pois é um tipo de veiculação mais restrita das imagens.”, explica.







SERVIÇO

Lançamento do livro “Pequena Rota do Insuspeitável”, de Cyro Almeida
Data: 25 de março, às 18h
Local: Centro Cultural Yves Alves - Rua Direita, 168, Tiradentes - MG
Participação e distribuição do livro gratuitas
Publicado em: