quarta-feira, 8 de março de 2017

Getty Images e Jaguar Land Rover se unem para criar fotos de mulheres que atuam no setor automotivo

março 08, 2017 | por Resumo Fotográfico

Nova galeria de imagens mostra as mulheres exercendo uma grande variedade de situações nos campos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática aplicadas ao campo automobilístico, que vão da aerodinâmica à engenharia cibernética e de áudio.
Getty Images

Impulsionadas pela celebração do Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, a Jaguar Land Rover, maior fabricante de carros do Reino Unido, e a Getty Images, líder mundial em comunicação visual, anunciaram uma parceria que pretende mostrar a urgente necessidade de uma representação visual mais realista e atual das mulheres engenheiras que trabalham nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). Isso porque as pessoas, mais do que nunca, estão pesquisando imagens de mulheres que atuam nessas carreiras - segundo a Getty Images, buscas com as palavras-chave women (mulheres) + STEM cresceram 526% em 2016 em relação ao ano anterior. Porém, os resultados que encontram nessa pesquisa normalmente são antiquados e não refletem os papéis tão emocionantes quanto variados que elas exercem nesses ambientes hoje em dia. E é justamente para atualizar esse retrato o objetivo da parceria entre as duas empresas.

Assim, a galeria com as fotos publicadas hoje pela Jaguar Land Rover e Getty Images mostra as mulheres exercendo uma grande e complexa variedade de situações nos campos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que vão da aerodinâmica à engenharia cibernética e de áudio. Tais cliques visam a retratar com precisão os ambientes de trabalho modernos, o que pode incentivar mais mulheres a gostar e se aplicar para empregos nessas áreas.

Fiona Pargeter, diretora global de Relações Públicas e Comunicações da Jaguar Land Rover, afirma: “Nossa empresa sempre acolheu as mulheres e está empenhada em inspirá-las a desejar seguir uma carreira nesse universo, seja em engenharia, seja na própria fábrica. A mão-de-obra feminina na Jaguar Land Rover cresceu de 9% para 11% nos últimos quatro anos por conta de nossas iniciativas focadas nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Mas isso ainda é muito pouco, e as demais empresas serem proativas sobre o uso desse tipo de imagens que mostramos agora é uma das maneiras que acreditamos ser capazes de atrair as mentes brilhantes de que precisamos para esses trabalhos."

Getty Images

Para ecoar tal discurso, a Jaguar Land Rover convidou outros fabricantes líderes a seguirem o exemplo, reavaliando e remodelando a representação visual que as mulheres que exercem essas funções têm em suas companhias, numa tentativa de aumentar o número de pessoas do sexo feminino que se candidatam a empregos na área de engenharia automobilística e campos correlatos.

Já Rebecca Swift, diretora de Insight Criativo da Getty Images diz: “Defendemos apaixonadamente a representação realista das mulheres que trabalham nesses setores e estamos orgulhosos de liderar a indústria visual na criação e promoção de imagens poderosas e relevantes nesse sentido. Ao longo do último ano, percebemos um aumento bastante expressivo no interesse por fotos mostrando engenheiros do sexo feminino no trabalho, as quais têm o poder de quebrar clichês de gênero. Com elas, temos a oportunidade de mudar a linguagem visual em torno dessas carreiras para melhor. É por isso que estamos entusiasmados com a parceria com a Jaguar Land Rover, empresa que também está empenhada em expandir a oferta de imagens que representam a atual realidade de uma carreira de engenharia para as mulheres."

Tanto quanto atualizar a imagem feminina nas empresas automotivas, a Jaguar Land Rover considera que a diversidade de habilidades que as mulheres agregam à companhia é uma vantagem competitiva. "A diversificação de gênero nos negócios não é apenas saudável culturalmente, mas também impulsiona o progresso e a inovação. Nossa parceria com a Getty Images não é apenas sobre a inclusão de mulheres na engenharia, é uma pequena parte do trabalho que precisa ser feito para trazer trabalhadoras femininas de alto nível para o setor automotivo como um todo", explica Michelle Mortiboys, diretora da linha de veículos do segmento de Operações de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover.

Veja a galeria com as fotos resultantes da parceria.