sexta-feira, 10 de março de 2017

Dúvida do leitor: Ilford Witness

março 10, 2017 | por Cid Costa Neto

Nesta semana, a leitora Jucilene Rosa deixou uma dúvida sobre uma câmera em particular, nos comentários do artigo "Máquina do tempo: Cronologia das câmeras fotográficas", onde criamos um índice para diversas câmeras históricas.
"Qual é a data de fabricação da máquina fotográfica Ilford Witness?"
Ilford Witness com a lente Dallmeyer" f/1.5 2 (Photographic Memorabilia/Reprodução)

A Ilford Witness é uma câmera 35mm rangefider com lentes intercambiáveis. Seu período de fabricação foi contemporâneo à Leica, porém, seu processo de criação envolveu longas etapas de desenvolvimento. O modelo foi anunciando em 1947 e exibido pela primeira vez em uma exposição por volta de 1950, mas só foi chegar ao mercado em meados de 1952. Andy Holliman, em seu livro "The Cameras of Ilford Ltd, 1899-2005", tem pesquisado extensivamente as personalidades e organizações por trás do projeto Witness.

A Ilford Witness foi inicialmente projetada entre 1945 e 1947 por dois refugiados judeus alemães; Robert Sternberg, ex-funcionário da Leitz e Werner Julius Rothschild, ex-funcionário da Zeiss. Assim, foram incorporados os atributos das câmaras Leica e Zeiss Ikon Contax. Neste momento, as câmeras Leica IIIC e Contax IIa estavam retomando a produção após a Segunda Guerra Mundial e todas as câmeras novas eram muito escassas e caras. Sternberg e Rothschild se aproximaram da Ilford em 1947 com seu design avançado de rangefinder de 35mm. Ilford queria desenvolver uma gama de câmeras e, assim, concordou em fabricar a Witness.

Os exemplos iniciais foram fabricados pela empresa de Rothschild, a Northern Scientific Equipment Ltd (NSE), em Bolton, na Inglaterra. Mas a NSE não conseguiu lidar com a produção em massa. Os exemplos iniciais foram oferecidos com uma lente Daron f2.9, também feita pela empresa Rothschild. Entretanto, os atrasos da produção ajustaram-se quando a câmera entrou na fabricação maciça e pelo tempo a câmera estava verdadeiramente disponível (1953), a manufatura estava sendo segurada por Instrumentos elétricos de Peto Scott. A lente padrão era então a Dallmeyer Super-Six f/1.9.

Fonte: Photographic Memorabilia


Tem alguma dúvida a respeito de equipamentos, técnicas ou conceitos relacionados à fotografia? Envie uma mensagem para contato@resumofotografico.com.