terça-feira, 7 de março de 2017

Mostra debate o feminino com obras criadas por smartphone

março 07, 2017 | por Resumo Fotográfico

Décadence Noire, 2015 (Divulgação)
A atriz e artista plástica Christiana Guinle inaugura nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, na Galeria Aliança Francesa Botafogo, a exposição “Décadence Noire” que apresenta 18 obras feitas exclusivamente em Iphone (15 fotografias e 3 instalações) que fazem um passeio por um único tema: a mulher. A entrada é gratuita.

Nesta exposição, Christiana Guinle transpõe sua experiência atuando como narradora, diretora de imagem e fotógrafa. Através da sua arte, a artista constrói uma ponte entre o real e o insondável. Cada filtro é uma marca, índice de traços da alma, de referências clássicas às modernas, de olhares sobre a história contemporânea e a sociedade.

As obras respondem e se confrontam para contestar questões modernas e enfatizar os tormentos contemporâneos. Suas obras estão repletas de amor e crítica, violência e sensualidade, escuro e elegante, decadente e irresistível.

A artista se alimenta de uma coleção de imagens de mais de 40.000 itens que compõem suas fontes de criação feitas, unicamente, em smartphone, que determina a linguagem deste processo singular. Usa exclusivamente esta técnica, experimentando as possibilidades infinitas oferecidas pelas aplicações digitais. A mostra foi apresentada com sucesso em Paris, na respeitada Maëlle Galerie, e na Normandia, no Semaine de Quilly.

“Telefones celulares atuais alcançam uma qualidade de imagem ideal para o trabalho da artista, ferramenta pessoal de laboratório experimental próprio. Então, Christiana captura, seleciona, modifica, pinta em camadas após camadas, filtros depois de filtros, aplicação após a aplicação, fundindo seu processo criativo com o mecanismo digital”, explica a curadora Nina Sales.

SERVIÇO

Exposição “Décadence Noire”
Abertura: 08 de março de 2017, às 19h
Palestra e bate-papo: 10 de março de 2017 – 19h30
Visitação: de 9 de março a 23 de abril de 2017
Horário: de segunda a sexta de 10h às 20h e aos sábados de 9h às 13h
Local: Galeria Aliança Francesa Botafogo - Rua Muniz Barreto, 746 - Botafogo
Informações: (21) 3299-2000 | christianaguinle.com/decadence-noire