sábado, 25 de março de 2017

PUC-Rio recebe 2 eventos de Computação Gráfica Livre

março 25, 2017 | por J.Goffredo


A PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro recebe em Abril o GNUGRAF, que é realizado normalmente em Setembro, mas este ano foi antecipado para acontecer simultaneamente com o Libre Graphics Meeting.

O Libre Graphis Meeting é um encontro de Software Open Source e Software Livre para aplicações gráficas que acontece todo ano desde 2006. Ele promove a discussão entre desenvolvedores e usuários, com foco em artistas, apresentação de trabalhos etc. A cada ano acontece em um lugar do mundo (Londres em 2016, Toronto em 2015 etc), com alguns casos de repetições de cidades. Este ano acontece no Brasil, na PUC-Rio, entre os dias 20 a 23 de Abril.

O GNUGRAF é um evento de Software Livre que acontece no Rio de Janeiro (por vezes na cidade do Rio de Janeiro, e em outras em Niterói) desde 2008 que engloba diversos assuntos, incluindo modelagem e renderização 3D, arquitetura, filmagem panorâmica, design gráfico, ilustradores, edição de imagens, serviços gráficos, áudio etc, inclusive fotografia Open Source e Fotografia HDR. Ele acontece nos dias 21 e 22 de Abril. Entre os palestrantes tem ilustradores premiados, um dos desenvolvedores do GIMP e o autor desta nota e colaborador do Resumo Fotográfico.

Neste momento nenhum dos dois eventos publicou em seu site a programação, mas o GNUGRAF liberou a lista de palestrantes, e o que devem apresentar, na sua página de notícias do site do evento e em sua página no Facebook.