quinta-feira, 27 de abril de 2017

Exposição em Nova York celebra o centenário de Irving Penn

abril 27, 2017 | por Resumo Fotográfico

Museu Metropolitano de Arte reúne cerca de 200 obras do fotógrafo


Em celebração ao centenário do nascimento de Irving Penn (1917–2009), cerca de 200 obras do fotógrafo estão sendo exibidas no Museu Metropolitano de Arte de Nova York.

Ao longo de quase 70 anos de carreira, Irving Penn dominou uma estética simples de fotografia de estúdio que se distingue pela atenção meticulosa à composição, nuances, detalhes e impressão. A mostra Irving Penn: Centennial é a mais abrangente exibição do trabalho deste grande fotógrafo até hoje e inclui obras mundialmente famosas e também desconhecidas das suas principais séries.

O icônico criador de imagens transformou sua lente exigente em temas abrangentes ao longo de sua trajetória. Penn estava tão interessado em fotografar pontas de cigarro quanto a forma humana nua ou os gostos de Marlene Dietrich e Truman Capote. Ele passou de atribuição para atribuição com precisão acadêmica, trazendo uma compreensão crítica de processo e direção, articulados com uma abordagem escultural para a iluminação.

O resultado foi um arquivo mundano de identidade cultural e atitudes contemporâneas - e artefatos no caso de sua obsessão com o still - imbuídos de um senso de apreciação dissecante para o que estava diante de sua câmera. Por ser um dos fotógrafos mais importantes de seu tempo e até hoje, Irving Penn permaneceu livre do ego e, ironicamente, até esse ponto, é dito que ele provavelmente não teria assistido a uma exposição honrando seu trabalho.

A mostra foi inaugurada na última segunda-feira (24) e fica em cartaz no Museu Metropolitano de Arte de Nova York até 30 de julho de 2017.














Exposição "Irving Penn: Centennial"
Data: até 24 de julho de 2017
Local: The Metropolitan Museum of Art - Nova York